Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Simpatia para Emagrecer Funciona?

Na ânsia de perder peso e conseguir o tão desejado emagrecimento, muitas pessoas acabam apelando para simpatias. Mas será que elas funcionam mesmo? Por definição a palavra simpatia quer dizer fazer um ritual que seja capaz de forçar poderes ocultos a satisfazerem nossas vontades.

Diante dessa explicação sobre o que a palavra simpatia quer dizer, vale a pena uma reflexão sobre o que alguns indivíduos fazem achando que conseguirão emagrecer de maneira rápida, sem se darem conta que a atitude correta para quem quer perder peso é se alimentar de forma equilibrada, com alimentos saudáveis e praticar atividades físicas diariamente.

Independente das pessoas que acreditam ou não em simpatias para emagrecer algumas análises podem ser feitas a título de reflexão, sobre o real funcionamento desse método muito utilizado por alguns indivíduos.

Simpatia para Emagrecer

Toda quarta-feira pela manhã, a pessoa coloca um copo com água e dentro dele põe o número de grãos de arroz equivalente a quantidade de quilos que deseja perder. No período da noite, o indivíduo deve beber metade dessa água sem o grãos de arroz,completando novamente a quantidade que foi bebida. Na quinta-feira em jejum repete o procedimento da quarta, e na sexta-feira também em jejum bebe a água e os grãos também. A pessoa deve ainda tirar um número de cópias, que expliquem a simpatia, equivalente  aos quilos que deseja perder e depois distribuí-las. A instrução da simpatia ainda diz que não é preciso fazer dieta, pois a simpatia é infalível.

Análise:  Essa simpatia não tem nenhuma evidência que comprove sua veracidade. Nenhum dos elementos envolvidos está diretamente ligado a perda de peso, a não ser o fato de ingerir o líquido em jejum, porém todos já sabem que ficar sem comer nada muito tempo ou pular refeições é totalmente contraindicado para quem quer perder peso.

Em Substituição às Simpatias

Todos sabem que começar uma reeducação alimentar e adotar o hábito de praticar atividades físicas para emagrecer não  são tarefas muito fáceis para algumas pessoas, que desse modo podem lançar mão de outros métodos na tentativa de emagrecer como por exemplo, fazer uso de medicamentos ou chás emagrecedores. Essas medidas são válidas pois tem seus efeitos comprovados através da ciência, ao contrário das simpatias.

Segundo os profissionais especializados em nutrição quem quiser emagrecer deve fazer uma dieta alimentar cujo princípio seja o gasto calórico ser sempre maior que a ingestão de calorias, e para que isso ocorra, a prática de exercícios físicos é fundamental para que haja queima de gordura. Outra orientação dos profissionais é comer a cada três ou quatro horas alimentos de baixa caloria, pois esse hábito auxilia na queima calórica dos alimentos consumidos, impedindo também que o hormônio do apetite, a grelina atinja níveis altos, provocando a sensação de fome.

A mudança dos hábitos alimentares e a prática regular de atividades físicas é fundamental não só para perda como também para manutenção do peso corporal adequado. Para os que estão sem praticar exercícios há muito tempo, uma boa opção é encarar a atividade como se fosse um hábito comum, como escovar os dentes, por exemplo.O segredo para manter o peso adequado adquirido com a dieta e a ginástica é ter controle (Evitando comer muito), flexibilidade (Não se privar de comer o que gosta com moderação) e compensação( Se comer em excesso em um dia, no outro praticar mais exercícios físicos para compensar).

Além do binômio exercício físico e dieta, dois fatores no mundo moderno, também vem ganhando destaque no combate contra o aumento de peso, são eles: Evitar o estresse e ter um sono reparador. Os especilaistas orientam que as pessoas que não dormem direito, podem ter um aumento na grelina, que é o hormônio do apetite e as que vivem em constante situação de estresse podem ter o aumento do cortisol, que é um hormônio que favorece o acúmulo de gordura.

Pessoas que Afirmam que Emgreceram com Simpatias

Existem pessoas que afirmam já terem emagrecido com algum tipo de simpatia. O que deve ser analisado nesse caso é se a simpatia para emagrecimento não tinha nenhum componente da achamada medicina alternativa, como ervas com propriedades emagrecedoras. Um exemplo disso, é a simpatia que pede para a pessoa fazer um chá de graviola e tomá-lo ainda quente, por quatro vezes ao dia. A graviola é um fruto cujas folhas usadas para chás são indicadas entre outras coisas nas dietas de emagrecimento.

Apesar de muitos acreditarem que as simpatias funcionam para quem quer emagrecer, até o momento não há nenhuma comprovação científica de sua eficácia. Para perder peso de maneira definitiva não há como fugir da reeducação alimentar e da prática regular de atividades físicas.

Por Salete Dias