Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Perder Peso Riscos associados as dietas da moda

Riscos associados as dietas da moda

As dietas da moda são sem dúvidas, uma opção tentadora para quem deseja perder peso. Por esse motivo, esse tipo de dieta é cada dia mais procurado e aderido por indivíduos de diferentes faixas etárias , que desejam emagrecer de forma rápida e dispensam um auxílio nutricional. No entanto, nesse artigo vamos discutir sobre os riscos associados as dietas da moda. Essas dietas conquistam muitos seguidores pois são apelativas e prometem sempre uma perda de peso rápida.

Como identificar uma dieta da moda:

O primeiro sinal para identificar uma dieta da moda, é que ela não leva em conta as suas necessidades individuais, ou seja, trata-se de uma dieta única que é indicada para ser realizada por diversos tipos de pessoas diferentes e que apresentam consequentemente necessidades nutricionais específicas e individuais que não são levadas em consideração. Além disso elas são sempre muito apelativas, pois prometem uma perda de peso rápida e na maioria das vezes restringem algum grupo alimentar, geralmente carboidrato ou gordura.

Riscos associados as dietas da moda

Como foi dito acima, as dietas da moda geralmente restringem um ou mais grupos alimentares e isso sem dúvida representa um risco a saúde. Quando falamos que uma alimentação balanceada é essencial para uma boa saúde é porque a ausência de nutrientes específicos comprometem o metabolismo do indivíduo.

É muito comum as dietas da moda que excluem ou reduzem bastante a ingestão de carboidratos, no entanto o organismo necessita desse nutriente para gerar energia. Nesse tipo de dieta ocorre o emagrecimento em função da perda de massa magra corporal, pois o organismo irá utilizar a proteína corporal para obter energia, sendo que o estoque de ácidos graxos também será utilizado. Mediante esse mecanismo que o corpo utiliza para obter energia, ocorre a formação do corpos cetônicos que são compostos químicos formados pela oxidação dos ácidos graxos através do excesso de acetil CoA. Quando os carboidratos estão presentes na alimentação, estes corpos cetônicos não são formados, pois o acetil CoA que em excesso dá origem aos mesmos, na presença dos carboidratos entra no ciclo de Krebs para formar energia.

Os corpos cetônicos formados mediante uma dieta pobre em carboidratos ou jejum prolongado são extremamente prejudicial ao organismo pois pode provocar cetonúria, cetonemia ou acidose que é a redução do PH que pode levar a morte. Claro que os riscos são maiores a depender do tempo em que a pessoa faz esse tipo de dieta.

Já outros tipos de dietas da moda que excluem as gorduras, também são prejudiciais, pois algumas vitaminas necessitam dos lipídios para serem transportadas, existem ácidos graxos essenciais que precisam ser obtidos através da dieta, alguns hormônios precisam dos lipídios para serem metabolizados, além disso esse nutriente participa da composição das membranas celulares. Portanto, os lipídios assim como os carboidratos e as proteínas devem estar presentes em uma dieta saudável.

Existem dietas da moda que incentivam somente o consumo de frutas por um período de tempo, pois afirmam que as enzimas presentes nas frutas seriam capazes de quebrar gordura, no entanto isso não é provado cientificamente e a perda de peso ocorre mediante a perda hídrica.

Os sintomas comuns apresentados pelas pessoas que recorrem a esses tipos de dietas citadas acima, é indisposição para praticar atividades físicas, cefaleia, mau humor, halitose, cetose, degradação acentuada de proteínas estruturais, deficiências nutricionais, além disso as dietas muito ricas em proteínas pode ocasionar uma sobrecarga renal.

Considerações finais

Emagrecer de forma saudável ainda é a melhor maneira de manter o seu corpo em perfeito estado de funcionamento. Quando falamos que é importante manter uma alimentação balanceada é porque ela é capaz de reunir todos os nutrientes necessários ao organismo e garantir a saúde do indivíduo. Todos os nutrientes são importantes, portanto eleger um grupo de alimentos que deve ser excluído da dieta, não é uma estratégia eficaz.

Os riscos associados as dietas da moda podem evitados a partir do momento em que a pessoa se conscientiza que ela pode comer alimentos que contenham carboidratos, proteínas, gorduras e fibras desde que isso seja feito de forma equilibrada em conjunto com a prática de atividades físicas.

Um acompanhamento nutricional é muito eficaz na perda de peso saudável, pois o nutricionista irá elaborar um plano alimentar levando em consideração as suas necessidades nutricionais individuais bem como alguma patologia ou distúrbio metabólico que o indivíduo possa apresentar.

 

 

TopBack to Top