Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Perder Peso Quitosana Emagrece?

Quitosana Emagrece?

Quitosana Emagrece?

A quitosana é uma fibra que é extraída através da casca de crustáceos, e que de acordo com estudos científicos brasileiros ajuda no emagrecimento das pessoas e na diminuição dos altos níveis de colesterol do organismo humano.

Ação da Quitosana no Organismo Humano

De acordo com pesquisadores cearenses  a quitosana que é obtida através da casca de animais marinhos como o camarão e a lagosta por exemplo apresenta a capacidade de se unir às gorduras no corpo humano podendo fazer até dez ligações de seu peso, ou seja, para cada grama da quitosana cerca de oito a dez gramas  de gordura são capturadas, representando uma média de oitenta  e uma calorias.

Os estudiosos concluíram que na dose adequada que é de três gramas diariamente pode ocorrer uma perda calórica de cerca de duzentas e vinte calorias, comprovando assim a eficácia da quitosana no processo de perda de peso nos seres humanos. A quitosana atua da seguinte maneira: Quando essa fibra é consumida pela pessoa ela tem a propriedade de se transformar em uma espécie de gel no estômago e esse gel apresenta a capacidade de absorção da gordura do corpo.

Depois que acontece o processo de captura das gorduras pelo gel que a fibra forma, a gordura não pode mais ser absorvida pelo organismo do indivíduo sendo portanto excretada junto com a fibra no bolo fecal. Desse modo todo o valor calórico que essas gorduras continham não será aproveitado pelo corpo da pessoa.

Comparação entre  Quitosana e os Medicamentos Tradicionais

Segundo os estudiosos a quitosana que é uma fibra natural que tem o efeito muito parecido com alguns medicamentos tradicionais utilizados no processo de perda de peso corporal no que diz respeito principalmente a captura da gordura da comida ingerida. Os medicamentos tradicionais atuam quimicamente de modo a causar uma inibição nas enzimas do trato digestivo que são responsáveis por dissolver a gordura, enquanto que a quitosana atua como uma espécie de esponja natural na captura da gordura dos alimentos ingeridos pelos indivíduos.

Porém de acordo com os estudiosos tanto a quitosana quanto o remédio para emagrecer atuam com princípios bem semelhantes, ou seja ambos inibem o processo de absorção de gorduras pelo corpo humano antes que elas  sejam metabolizadas bloqueando seu valor calórico no organismo da pessoa.

Dosagem Diária Recomendada Para Eliminação de Gordura

Os estudiosos orientam que uma dosagem de três gramas de quitosana ao dia é possível extrair cerca de vinte e quatro gramas de gordura do corpo humano, ou seja duzentos e vinte calorias a menos que a pessoa vai consumir em sua alimentação diária. Utilizada por mais de dez anos no Japão a quitosana já foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) sendo comercializada em vários países da Europa e América do Norte, como os Estados Unidos por exemplo.

De acordo com diversos estudos científicos realizados a quitosana por ser uma substância funcional ( Nova categoria de produtos classificados entre medicamentos e alimentos, pois conseguem prevenir e melhorar a saúde dos indivíduos) não apresenta nenhum tipo de contraindicação, com exceção de indivíduos que possuam algum tipo de alergia relacionada  aos crustáceos (Camarão ou lagostas por exemplo).

Para esses casos o uso da quitosana deve ser acompanhado por um profissional da área médica. Já existem no Brasil produtos à base de quitosana que foram desenvolvidos para auxiliar na redução dos níveis de colesterol e na redução do peso corporal.

Orientações  Para Potencializar o Efeito da Quitosana

De acordo com especialistas a quitosana deve ser ingerida pelas pessoas trinta minutos antes das principais refeições. Alguns atitudes quando adotadas pelos consumidores da quitosana vão melhorar muito o efeito emagrecedor dessa substância, entre alguns: A pessoa deve ingerir muito líquido ao longo do dia, pois a quitosana é uma fibra e portanto tem a capacidade de absorver a água do corpo humano, sendo que o ideal é beber cerca de dois litros por dia;

Os indivíduos devem manter uma alimentação controlada dando preferência a alimentos como verduras, frutas cereais integrais e legumes; As pessoas devem evitar o consumo de massa ou açúcar pois a quitosana só atua na absorção de gorduras e não interfere no aumento de peso proporcionado pela ingestão desses alimentos;

A dosagem da quitosana por dia não deve ultrapassar as três gramas recomendadas, pois o excesso pode trazer algum problema  de saúde ao organismo; As pessoas devem ter sempre em mente que a quitosana vai auxiliá-las a perder peso, se elas  tiverem um alimentação adequada e fizer da prática de atividades físicas um hábito constante em suas vidas.

Por Salete Dias

TopBack to Top