Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Perigos do emagrecimento rápido

Sabe-se que o processo que leva ao sobrepeso ou a obesidade é considerado crônico, ou seja, o indivíduo não engorda de uma hora para outra. No entanto quando a pessoa deseja perder peso, quer fazê-lo rapidamente. Pensando dessa forma, fica ainda mais claro que o emagrecimento não deve ser algo rápido já que o ganho excessivo de peso não foi, entretanto, com vários veículos de mídia dizendo que isso é possível, fica até difícil de não acreditar.

As propagandas para perda de peso rápida são tentadoras e prometem milagres, no entanto muitas delas não alertam sobre quais os verdadeiros riscos desse emagrecimento. Perder peso de forma saudável é fundamental para que o indivíduo possa manter-se dentro do peso ideal para o resto da vida, o efeito sanfona, aquele que promove o emagrecimento seguido do aumento de peso corporal, é extremamente prejudicial ao organismo.

Perigos do emagrecimento rápido

Muitos indivíduos para emagrecer rapidamente utilizam diversos medicamentos e substâncias por conta própria, essa atitude compromete seriamente a saúde da pessoa, pois essas substâncias podem causar problemas ao organismo do indivíduo como alterações psicológicas, hipertensão, problemas no coração, desregulação do funcionamento intestinal, entre outros.

O efeito sanfona, como já foi dito, é extremamente prejudicial, pois quando isso se torna constante, o organismo do indivíduo torna-se cada vez mais resistente a perda de peso. A grande parte dos indivíduos que emagrecem rapidamente e que fazem uso de alguma substância para isso, sem acompanhamento médico, apresenta a tendência de rapidamente adquirir todo o peso que havia perdido e até ainda mais.

Quando o indivíduo apresenta algum problema associado a obesidade, como hipertensão, diabetes, problemas do coração, hipercolesterolemia, ele pode piorar ainda mais o seu estado de saúde ao promover uma mudança brusca no fornecimento de nutrientes.

Considerações finais

É importante manter-se dentro do peso ideal para que diversas doenças possam ser evitadas, bem como se possa garantir uma melhor qualidade de vida. A melhor forma de manter-se dentro do peso ideal, é através de uma alimentação saudável aliada a prática de atividades físicas, isso deve ocorrer ainda na infância para evitar que o indivíduo se torne um adulto obeso.

A reeducação alimentar é uma forma considerada adequada para que o indivíduo possa emagrecer de forma saudável, pois ela pode garantir ao indivíduo a oportunidade de se alimentar de forma correta para o resto da vida, alimentar-se de uma forma saudável é um exercício que deve ser praticado diariamente e não somente durante o processo de perda de peso.