Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Perda de peso para jovens

Estar com sobrepeso é um problema crescente entre todos os grupos de faixa etária. Adolescentes, entretanto, são um subconjunto complicado da população devido à hipersensibilidade que possuem com a imagem de seu corpo, desenvolvendo uma imagem própria que pode mudar muito rapidamente. Um adolescente ou jovem em geral que deseje perder peso deveria seguir alguns passos importantes que tornam mais suaves mudanças em seu estilo de vida, dieta, etc.

Um ótimo lugar para começar se um jovem quer perder peso é o consultório de um nutricionista. Enquanto admitir um problema de peso para um profissional possa parecer bastante difícil a princípio, é a escolha mais responsável que pode ser feita. Consultar um nutricionista ou médico pode ajudá-lo de inúmeras formas diferentes. Um profissional experiente pode ajudar o jovem determinando se o excesso de peso realmente deve ser uma preocupação e também determinando quanto peso deveria ser perdido sem que isso afete o desenvolvimento de seu corpo conforme cresce. O médico pode avaliar se alguma intervenção psicológica é necessária em vez de mudanças em sua dieta. E por fim, um médico ou nutricionista pode descrever o jeito mais eficiente para perder peso para o seu caso particular.

Independente do jovem estar realmente com sobrepeso ou não, é importante que se alimente adequadamente. Isso significa uma dieta balanceada a ser consumida diariamente. Consumo de vegetais, fontes de proteínas (peixe, tofu, carne, etc.) e carboidratos é requisito essencial para alcançar um corpo e mente mais saudáveis. Se um adolescente não está tendo uma nutrição apropriada em sua casa essa pode ser a causa de muitos problemas de saúde, tanto imediatos quanto futuros.

Talvez um dos aspectos mais frequentemente comentados sobre programas de perda de peso para jovens é quanto à disponibilidade de escolhas saudáveis à sua disposição. Se um adolescente não pode levar lanches saudáveis para a escola, então esta última precisa oferecer opções de lanche saudáveis acessíveis ao mesmo. Uma vez que passamos muito tempo nas escolas, o consumo de lanches não saudáveis nas mesmas podem levar a problemas nutricionais como a obesidade, algo que já vem acontecendo há bastante tempo em países como os Estados Unidos.

Na sociedade contemporânea, adolescentes são bombardeados com imagens e mensagens sobre a imagem de seu próprio corpo e isso pode ser contraproducente para alcançar um estilo de vida saudável. Antes de engajar-se em qualquer alteração séria em seu estilo de vida, é necessário ter uma conversa séria e madura com algum adulto que possa orientá-lo melhor sobre como traçar suas metas para perda de peso – essa conversa pode ser feita com um parente ou mesmo com um profissional da área de saúde.

Se um adolescente quer perder peso apenas para adequar-se a um certo tamanho de roupa ou qualquer outro objetivo em curto prazo com um foco mais social do que no bem-estar, talvez você devesse parar e analisar se esse é realmente um bom motivo para se perder peso. O tempo e esforço que você precisará para isso valem a pena? Você realmente se sentirá mais feliz com isso?

Jovens que têm condições médicas mentais ou físicas mais delicadas devem ser mais cuidadosos antes de seguir uma rotina de perda de peso. Sem o acompanhamento médico necessário e cuidadoso o jovem pode causar danos a si mesmos que podem até mesmo serem irreversíveis.

Todo jovem pode buscar um programa para perda de peso adequado ao seu físico e estilo de vida. Seguindo os passos aqui apresentados, suas chances de sucesso serão bem maiores e provavelmente sentirá um maior bem-estar!