Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Perder Peso Musculação-Benefícios na Saúde e Redução de Peso

Musculação-Benefícios na Saúde e Redução de Peso

Quando as pessoas pensam em emagrecer a primeira coisa que lhes vem a cabeça é fazer exercícios aeróbicos, sendo que o mais popular dentre todos é a corrida. No entanto, a musculação também é uma excelente opção para quem deseja perder peso, pois além de promover a redução da gordura corporal, ainda potencializa o ganho de massa muscular.

Estudos Sobre a Redução de Gordura com Musculação

Foi realizado um estudo científico no ano de 1992 por pesquisadores da Universidade do Texas, onde foi elaborado para os participantes um treinamento aeróbico de baixa intensidade ou  treino de musculação. As pessoas do grupo que treinou corrida perdeu gordura, sem no entanto haver alterações na massa magra.

Já o grupo que treinou com pesos promoveu além do aumento da massa muscular, a redução da gordura corporal. Outro estudo no ano de 1999, que foi realizado com o objetivo de comparar os resultados de treinos com pesos ao treinamento aeróbico em conjunto com uma dieta de apenas 800Kcal, onde as pessoas que praticavam exercícios aeróbicos se exercitavam durante sessenta minutos quatro vezes por semana.

Enquanto isso, os que treinavam musculação se exercitavam  três vezes por semana com  quatro a seis séries de até quinze repetições distribuídas em dez exercícios. Os resultados demonstraram que houve perda de peso em ambas as atividades, sendo que no exercício aeróbico houve perda de massa muscular, enquanto que o exercício de musculação conseguiu preservar o metabolismo de repouso e a massa magra.

Manutenção do Metabolismo Corporal

Quando são feitas várias atividades físicas com o objetivo de redução do peso corporal, uma das maiores dificuldades encontradas é reduzir o metabolismo de repouso quando a energia é menos utilizada, tornando mais fácil a recuperação da gordura que havia sido perdida.

De acordo com profissionais especializados em educação física, as atividades intensas dos exercícios aeróbicos proporcionam mais gastos de calorias e aumento na taxa do metabolismo de repouso pelo tempo e treinos realizados proporcionais à intensidade do exercício. Ainda segundo estudos realizados, se a pessoa possui um bom condicionamento aeróbico isso não a auxiliará no seu metabolismo corporal, pois ele não tem relação direta com o gasto energético do metabolismo em repouso.

Isso quer dizer que se o indivíduo praticar a corrida com muita frequência, podendo ser até um maratonista, isso não alterará seu metabolismo, só se houver ganho de massa muscular e isso só é possível com o treino de musculação.

Estudos Adicionais Realizados

Outros estudos científicos realizados sugeriram  que o metabolismo basal do corpo humano está relacionado à quantidade que ele possui de massa magra. Essa afirmação favorece algumas vantagens  dos exercícios com sobrecarga como por exemplo: A capacidade de diminuir a gordura corpórea bem como aumentar ou manter a massa muscular evitando possíveis ganho de peso no futuro, além de melhorar a aparência e aumentar a força física.

Os estudos realizados também apontam para as alterações metabólicas que podem advir da musculação com uma maior utilização energética, mostrando que o aumento do metabolismo de repouso resultante  do treino com pesos é mais amplo do que somente o ganho de massa magra.

Conclusões dos Especialistas

De posse desses dados, os especialistas concluíram que a musculação é uma excelente atividade para quem deseja perder peso. Além disso, o treinamento com pesos pode estimular a síntese proteica dos músculos melhorando inclusive as funções motoras dos indivíduos que praticam exercícios de musculação, com resultados mais duradouros em virtude da manutenção ou aumento do metabolismo de repouso.

Vale ressaltar que antes de inciar o treino, a pessoa deve procurar um profissional especializado que a oriente de forma a conseguir atingir seus objetivos com os exercícios de maneira satisfatória. Outras modalidades como hidroginástica elaborada com um programa intenso ou ginástica localizada realizada por professores competentes, podem também trazer benefícios como o emagrecimento corporal.

Além das vantagens que a musculação proporciona à saúde do indivíduo, uma outra opção segundo os profissionais especializados é organizar a atividade parecida com um treino intervalado, que é uma modalidade de exercício muito eficaz no combate à gordura corporal, favorecendo o emagrecimento da pessoa que o pratica.

As pessoas de uma maneira geral, principalmente as que estão muito tempo sem fazer atividades físicas, devem ter sempre em mente que todo resultado satisfatório na busca por um corpo saudável é feita a longo prazo, e deve estar associada com o consumo de alimentos saudáveis.

Por isso, elas devem sempre procurar orientação com profissionais especializados em educação física e especialistas em nutrição, para que juntos possam direcioná-las na melhor maneira de utilizar a musculação para emagrecimento com saúde.

Por Salete Dias

TopBack to Top