Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Perder Peso Importância do exercício para quem deseja emagrecer

Importância do exercício para quem deseja emagrecer

A busca pelo emagrecimento é algo constante em nossa sociedade, que cobra muitas vezes, um padrão de beleza estipulado pela mídia onde o indivíduo deve ser bem magro e com o corpo definido. Mediante, esse e outros estímulos para o emagrecimento que norteiam a vida da pessoa, existem duas maneiras saudáveis para alcançar esse objetivo que é através da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos. Neste artigo, vamos falar sobre a importância do exercício para quem deseja emagrecer.

Praticar exercícios físicos é algo simples, pois não envolve necessariamente frequentar uma academia. Dessa forma o indivíduo pode caminhar ao ar livre, ou realizar alguma atividade de lazer como jogar futebol, vôlei, andar de skate, patins, bicicleta ou correr, que de alguma forma, ele estará praticando uma atividade prazerosa ao mesmo tempo que se exercita.

Importância do exercício para quem deseja emagrecer

O sedentarismo, que é evitado através da prática de atividades físicas, é essencial para promover a obesidade. A obesidade é uma doença que afeta milhares de pessoas, inclusive crianças e que em casos mais graves pode levar o indivíduo a morte. A principal contribuição dos exercícios para evitar a obesidade e consequentemente auxiliar na perda de peso é que ele aumenta o gasto energético do indivíduo.

A importância dos exercícios físicos está ligada não somente ao emagrecimento, mas a melhora do organismo do indivíduo de uma maneira geral. A pratica de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea, aumenta a disposição do indivíduo, melhora o perfil lipídico, controla a absorção do açúcar e a pressão sanguínea.

Os benefícios proporcionados pelos exercícios são inúmeros, além de ser algo que pode proporcionar o conhecimento de novas amizades e uma melhor qualidade de vida. O objetivo principal pelo qual os exercícios são praticados é o emagrecimento, no entanto como vimos, ele garante muitos outros benefícios a saúde dos indivíduos que trazem essa prática para sua rotina.

Importância da alimentação saudável

Claro que os exercícios isolados não são suficientes para que o indivíduo possa emagrecer com saúde, é preciso que a alimentação seja balanceada, equilibrada e saudável. Existem muitos alimentos que são extremamente saudáveis e no entanto apresentam poucas calorias, ou seja, consegue fornecer uma grande quantidade de nutrientes ao organismo sem fornecer um grande aporte calórico. Quando o indivíduo deseja emagrecer ele deve focar a sua dieta nesses tipos de alimentos, entretanto é importante lembrar que a variedade alimentar é fundamental e que portanto mesmo que um determinado grupo de alimento, como as frutas e verduras, seja saudável, ele não deve ser o único tipo de alimento ingerido.

Muitas pessoas não entendem como é possível consumir todos os grupos alimentares e ainda conseguir perder peso. O acompanhamento nutricional é fundamental para explicar como isso é possível de uma maneira simples. É importante ressaltar que para emagrecer o indivíduo não precisa passar fome, pelo contrário, é importante fazer com que o metabolismo fique sempre acelerado através da ingestão de alimentos de três em três horas. Dessa forma, as três principais refeições devem ser intercaladas por pequenos lanches saudáveis como frutas, por exemplo.

Considerações finais

A importância do exercício para quem deseja emagrecer é enfatizada a medida em que a prática de exercícios físicos aumenta o gasto energético do indivíduo, fazendo com que a pessoa possa apresentar um balanço energético negativo e emagrecer. Nesse artigo destacamos também, a importância de aliar a prática de exercícios a uma alimentação saudável, para uma perda de peso mais efetiva e de forma saudável.

É importante destacar que qualquer método de emagrecimento que envolva o uso de medicamentos deve ser acompanhado por um médico especializado. O uso de qualquer medicamento por conta própria pode ser prejudicial ao organismo.

 

 

TopBack to Top