Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância da dieta fracionada

Quando as pessoas estão fazendo uma dieta para perder peso, muitas delas se perguntam por que a alimentação deve ser fracionada. De acordo com especialistas na área de nutrição humana esse comportamento é resultado de estudos científicos, que comprovaram que o fracionamento das refeições auxilia na diminuição da vontade de comer ou reduz a compulsão em se alimentar mesmo estando sem fome. Neste artigo discutiremos com mais profundidade, qual a real importância da dieta fracionada.

Pesquisas realizadas sobre fracionamento alimentar

Estudos científicos realizados partir do ano de 2004, em um grupo de pessoas do sexo feminino que fizeram uma alimentação irregular comparada como outro grupo de tiveram uma dieta regular demonstraram uma maior tendência à incidência de insensibilidade ao hormônio insulina, além de apresentarem maiores taxas de colesterol total na corrente sanguínea. Essas pesquisas foram realizadas da mesma forma no ano seguinte (2005) dessa vez com mulheres que apresentavam o problema de obesidade, sendo que os resultados em relação ao estudo anterior foram bem semelhantes.

Em outra pesquisa cientifica, foram estudados os perfis lipídicos tanto em indivíduos do sexo masculino, quanto do sexo feminino e foi constatado que os níveis de LDL do colesterol total apresentavam taxas menores nos participantes que costumavam realizar suas refeições fracionadas em mais de quatro porções alimentares por dia, em relação com aqueles que se alimentavam somente com uma ou duas refeições diariamente.

Conclusões dos pesquisadores

Diante dos resultados observados pelos pesquisadores nos estudos científicos desenvolvidos, elas chegaram à conclusão de que uma dieta fracionada com determinados nutrientes pode auxiliar os seres humanos a melhorarem tanto seu comportamento emocional, como o seu humor, quanto à capacidade cognitiva. Outras conclusões apontaram para o fato de que em pessoas portadoras de diabetes o fracionamento alimentar parecia proporcionar alterações no metabolismo das pessoas, e como consequência redução da glicemia.

Os resultados também demonstraram que tanto indivíduos do sexo masculino, quanto as pessoas do sexo feminino que tinham o comportamento regular de fracionar as refeições ao longo do dia, demonstraram uma dieta mais equilibrada, com a redução do consumo de alimentos muito gordurosos e uma ingestão maior de carboidratos.

Opinião de especialistas da área de nutrição humana

Segundo os especialistas que se basearam nessas pesquisas científicas sobre a importância do fracionamento alimentar, é muito importante para a saúde orgânica dos indivíduos, preencher os períodos das chamadas grandes refeições (café da manhã, almoço, jantar e ceia) com lanches ou pequenas refeições compostas de alimentos pouco calóricos, para que o organismo humano possa se manter sempre saudável. Além disso, quando esse hábito é associado a uma dieta com alto valor nutritivo e pouca gordura, os resultados no organismo são ainda melhores.

Relação entre fracionamento alimentar e metabolismo

Todos ou pelo menos a grande maioria dos profissionais da área de nutrologia ou nutrição recomendam aos seus pacientes que desejam perder excesso de peso corporal o fracionamento de sua dieta. Essa orientação é feita, pois através dos estudos científicos realizados, ficou comprovado que fracionar a alimentação durante o dia ajuda na redução da vontade de comer, evitando que o indivíduo compense a fome nas próximas refeições se alimentando de maneira excessiva e consequentemente ganhando peso corporal. Além disso, o comportamento de fracionar a dieta alimentar, mantém o peso do individuo estável, favorece o metabolismo corporal e contribui de maneira significativa para melhorar o perfil lipídico da pessoa.

Por outro lado quando o indivíduo não tem o hábito de fracionar suas refeições ao longo do dia e come de uma a três vezes no período diurno, e ainda de uma maneira excessiva, ele pode desenvolver alguns tipos de patologias pelo aumento do colesterol total que poderia ser prevenido através do fracionamento alimentar.

Considerações finais

Devido à agitação que a vida moderna impõe as pessoas às vezes elas costumam, pela falta de tempo, se alimentar poucas vezes ao dia e na grande maioria com alimentos de baixo valor nutritivo e alto índice de açúcar ou gordura. Em virtude desse comportamento, muitas pessoas acabam desenvolvendo determinados tipos de enfermidades que poderiam ser evitadas se tivessem uma dieta fracionada com alimentos nutritivos e pouco calóricos. O fracionamento alimentar deve ser realizado por todos e não somente para auxiliar os que desejam fazer uma dieta de emagrecimento, pois com certeza é um dos caminhos que o indivíduo possui para manter seu organismo saudável.

Por Salete Dias