Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Perder Peso Hidroginástica Emagrece?

Hidroginástica Emagrece?

Hidroginástica Emagrece?

Algumas pessoas não gostam do ambiente fechado das academias de ginásticas tradicionais e muito menos dos tipos de exercícios comumente oferecidos nesses  locais, e por isso mesmo evitam fazer atividades físicas. No entanto, para se ganhar um bom condicionamento físico, relaxar  a mente e ainda emagrecer existe uma modalidade de exercício  que reúne esses três beneficios: a hidroginástica que ainda apresenta  a vantagem de ser realizada dentro de uma  piscina e portanto em um lugar aberto. A hidroginástica é uma atividade que emagrece desde que levada a sério e praticada com frequência e sob orientação de um profissional especializado.

Benefícios da Hidroginástica para o Corpo

De acordo com especialistas em educação física a hidroginástica é um exercício perfeito, pois além da pessoa melhorar sua condição física ainda consegue emagrecer alguns quilos e também relaxa a mente através da sensação de bem-estar que as atividades feitas dentro da água proporcionam aos indivíduos. A hidroginástica pode ser praticada por pessoas de todas as faixas etárias, inclusive as que estão com uma idade mais avançada, por pessoas com problema de obesidade e até por mulheres grávidas, desde que orientadas pelo seu médico.

A hidroginástica atinge um número maior de pessoas pelo fato de não haver um grande impacto dos músculos nas articulações durante a prática do exercício e em virtude da redução de cerca  de noventa por cento do peso da pessoa quando ela se encontra dentro da piscina. Geralmente a hidroginástica  é indicada para esportistas que estão treinando ou então para atletas que sofreram algum tipo de lesão praticando o esporte.

Neste caso, é necessário um acompanhamento de um profissional da área de saúde que atuara em conjunto com o professor de educação física para adaptar os exercícios aquáticos às necessidades dos indivíduos lesionados.

Realização das Aulas de Hidroginástica

Algumas pessoas tem dúvida se para praticar as aulas de hidroginástica é necessário saber nadar. Segundo especialistas o nível máximo de água que é permitido para a prática dessa atividade é até os ombros da pessoa, por isso os participantes das aulas de hidroginástica não precisam saber nadar.

A hidroginástica é considerada como uma das atividades físicas que mais efeitos benéficos promovem ao corpo humano pois aumenta a flexibilidade, tonifica os músculos corporais, não causa fadiga que os outros exercícios costumam causar e ainda é benéfica para o sistema respiratório dos praticantes. De acordo com professores de hidroginástica é possível perder até quatrocentas calorias em sessenta minutos.

Para tornar as aulas de hidroginástica mais dinâmicas e os alunos s se sentirem mais motivados a praticar os exercícios, os profissionais costumam utilizar música para descontrair o ambiente e estimular as pessoas que sofrem com o  problema da timidez  a participarem de forma mais eficiente  dos treinos. Alguns professores costumam utilizar materiais para potencializar os efeitos dessa atividade como por exemplo, tornozeleiras, pesos e flutuadores.

Atividade Física Eclética

Para muitas pessoas que estão muito acima do peso corporal entrar em um academia convencional com os outros praticando incansavelmente levantamento de pesos ou correndo por várias minutos em uma esteira, podem servir como um desestímulo para continuar fazendo exercícios nesses lugares.

Por isso que a hidroginástica é considerada por muitos como uma atividade eclética e bastante heterogênea, pois dentro da água o peso do corpo humano tem uma redução de quase noventa por cento, o que faz com pessoas gordas, magras, jovens ou com mais idade possam praticar sem restrições os exercícios propostos pelo profissional da área, desde que respeitando o condicionamento orgânico de cada um.

Conclusão

Por ser uma atividade realizada dentro da água a hidroginástica  causa menos impacto nas articulações das  pessoas, além de favorecer o emagrecimento do praticante com uma perda calórica de até quatrocentas calorias em um período de uma hora, tonificar seus músculos e aumentar sua flexibilidade, além de reduzir o estresse emocional pela sensação de bem-estar que os exercícios aquáticos promovem.

A hidroginástica é uma atividade física que pode ser realizada por um grupo mais variado de pessoas que incluem desde jovens a idosos, até indivíduos com sobrepeso e gestantes. É sempre bom lembrar que mesmo a hidroginástica por ser um exercício físico realizado dentro da água e como consequência não força muito as articulações dos praticantes, é necessário sempre procurar um profissional especializado na área para fazer qualquer tipo de atividade.

Por Salete Dias

TopBack to Top