Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Perder Peso Gengibre Emagrece?

Gengibre Emagrece?

Entre tantos produtos e substâncias naturais ou industrializados  que promovem  a perda de peso corporal e são comercializados livremente nos mercados, existe uma raiz muito conhecida por todos que se chama gengibre e que segundo especialistas em fitoterapia é um importante aliado na luta contra a gordura pois emagrece se utilizado corretamente. Mas como o gengibre emagrece?

Propriedades do Gengibre

Segundo profissionais especializados o gengibre tem a capacidade de atuar como um emagrecedor natural para os seres humanos em virtude de ser um alimento termogênico, ou seja, essa importante raiz tem a propriedade de aumentar a temperatura do corpo dos indivíduos, fazendo com que seus organismos tenham que gastar mais energia, resultando com isso em uma aceleração no processo metabólico queimando desse modo as gorduras presentes no organismo.

Além de promover o emagrecimento, o gengibre também auxilia no combate aos seguintes problemas de saúde: Melhora as fortes dores de cabeça, alivia a sensação de enjoos e náuseas, atua também reduzindo os sintomas da artrite, diarréia e cólicas estomacais, entre outros.

Porém os especialistas orientam cuidado para que as pessoas não consumam excessivamente o gengibre, pois como tudo em excesso pode causar malefícios ao organismo. No caso do gengibre um problema comumente relatado  pela  farta ingestão da raiz foi uma sensação de incômodo no estômago pois o gengibre pode provocar  problemas no intestino, causar gastrite e irritações na mucosa bucal.

Como toda a substância encontrada na natureza , o gengibre é uma raiz que produz no organismo muitos benefícios, mas em excesso pode trazer problemas à saúde dos indivíduos, porém se bem utilizado o gengibre pode fazer com que a pessoa perca até dois quilos por semana, desde que ela faça em conjunto uma dieta alimentar balanceada e pratique atividades físicas.

Uma facilidade que faz com que os indivíduos de uma maneira geral  optem pela raiz do gengibre para auxiliar no seu processo de emagrecimento é que além de ser um produto bem barato é facilmente encontrado em todas as  feiras livres espalhadas pelo país.

Como Utilizar o Gengibre

Porém para que a raiz do gengibre surta o efeito desejado que é contribuir para a perda de peso corporal nas pessoas . É necessário segundo profissionais especializados na área que elas tomem cuidado com o preparo e consumam o gengibre de maneira correta.

Pensando nisso elaboraram algumas orientações sobre como utilizar o gengibre para conseguir emagrecer e evitar a obesidade. O gengibre pode ser utilizado como chás, em forma de cápsulas para ingestão oral ou como gengibre em pó. Vejamos com fazer corretamente cada uma dessas modalidades:

Chá de Gengibre: Para se fazer uma chá de gengibre é necessário aquecer cerca de meio litro de água em uma temperatura de 37ºC. Rale o gengibre cru e despeje essa água fervida em duas colheres de sopa do gengibre ralado tampando a mistura  e deixando-a descansar por um período de  mais ou menos dez minutos.

Os especialistas recomendam o uso do chá de gengibre de preferência meio litro diariamente, sendo essa quantidade dividida  em torno de  cinco doses que devem ser ingeridas principalmente sempre após as principais refeições do dia. Vale ressaltar que o gengibre não pode ser fervido, pois se isso acontecer ele perderá suas principais propriedades.

Gengibre em Pó: para que as pessoas façam o gengibre em pó elas devem cortar camadas bem finas da raiz e deixá-las secar á sombra por um período de sete dias. Após a passagem de uma semana o gengibre cortado deve ser batido em um liquidificador até virar um pó. Segundo os especialistas o gengibre em pó pode durar por uns  seis meses desde que o pó seja armazenado em um recipiente bem fechado.

O ideal é consumir diariamente uma colher de café do pó de gengibre diariamente, podendo  adicioná-lo a comida  ou aos  sucos da preferência da pessoa.

Gengibre em Cápsulas: Para aqueles que não dispõem de muito tempo para preparar  o pó ou a chá de gengibre, pode ingeri-lo na forma de cápsulas comercializadas normalmente  em lojas de produtos naturais.

No entanto os especialistas ressaltam que os comprimidos até auxiliam na dieta de emagrecimento, mas não são tão potentes quanto o gengibre em sua forma mais natural. As cápsulas de 500mg devem ser ingeridas antes de cada uma das três principais refeições diárias.

Por Salete Dias

 

TopBack to Top