Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Exercícios para Emagrecer

Para aquelas pessoas que estão acima do peso e desejam perder os quilos em excesso, não há como fugir deles: os exercícios para emagrecer que possuem  a capacidade de promover o emagrecimento nos indivíduos e ainda contribuem para a manutenção do seu bem-estar mental e orgânico. Além disso, favorecem a melhora dos quadros clínicos de problemas como pressão alta, osteoporose, depressão e ansiedade.

Exercícios Físicos e Perda de Peso

Segundo a opinião de profissionais especializados para que as pessoas de um modo geral consigam manter um peso equilibrado, condizente com sua estrutura corporal e faixa etária é necessário a prática regular de exercícios físicos. O peso nos seres humanos é calculado pela quantidade de calorias  que o corpo queima em relação ao consumo diário de alimentos que os indivíduos  fazem. Portanto para os que precisam emagrecer é necessário que façam mais atividades físicas e portanto seu consumo calórico seja maior do que a quantidade de comida que é ingerida por essas pessoas.

Desse modo o exercício físico se praticado de maneira correta e com frequência é a fórmula principal para conseguir atingir esse objetivo. Quando os seres humanos praticam exercícios constantemente  eles conseguem fortalecer seus principais grupos musculares. Como as células presentes nos músculos do corpo humano costumam promover a queima de mais calorias se comparadas às celulas adiposas no período de um dia, essa atividade auxilia no aumento do metabolismo, mesmo quando o corpo da pessoa está em repouso.

Exercícios Aeróbicos e Emagrecimento

Considerado pela grande maioria dos profissionais especializados como os melhores exercícios para emagrecer, os exercícios aeróbicos favorece a movimentação da maioria dos músculos presentes no corpo humano atuando principalmente nos braços, pernas e quadris por um período relativamente longo de tempo. Durante a prática de atividades aeróbicas  a respiração e a frequência cardíaca do esportista ficam mais rápidas e profundas. É aconselhável que os indivíduos adultos devam realizar em torno de duas horas e meia de exercício aeróbico no período de sete dias, sendo que deve iniciar por dez minutos até chegar a sessenta minutos.

Para as pessoas que estão há muito tempo sedentárias e nunca praticaram atividades físicas, os profissionais da área recomendam que elas iniciem com uma caminhada para começar, e a seguir aumentem o ritmo do exercício e o tempo gasto em sua execução a cada semana. Isso deve ser feito com uma certa  frequência e para potencializar o efeito da atividade a pessoa pode realizar um outro exercício em conjunto, ou ainda aumentar a dificuldade ou velocidade deles, deixando de caminhar e começando a correr por exemplo, porém tudo isso de maneira bastante gradual para que o corpo do indivíduo não seja afetado por possíveis lesões.

Reforço ao Exercício Físico

Os especialistas na área de saúde recomendam  que os indivíduos adultos pratiquem exercícios físicos  pelo menos três dias por semana, pois com essa atividade conseguirão promover o fortalecimento de seus vários grupos musculares. Para essa  atividade de  fortalecimento os atletas se utilizam normalmente de pesos ou faixas de resistências. Porém quando o objetivo é conseguir emagrecer é necessário combinar esses treinos de musculação com os exercícios aeróbicos, para que  o resultado da perda de peso possa ser conseguido com mais rapidez. Os profissionais alertam para o fato de que quando o indivíduo está fazendo treinos de força ou musculação, normalmente seus músculos tendem a aumentar  resultando em um aumento do peso corporal total.

No entanto houve apenas um ganho de massa muscular e não de gordura, esse aumento ocorre porque os músculos do corpo humano são mais pesados do que gordura. Para que os treinos surtam o efeito desejado é necessário que as pessoas através do especialistas na área consigam elaborar  um programa de atividades que envolvam o treino com pesos e os exercícios aeróbicos para emagrecimento. Principalmente em indivíduos sedentários e que nunca realizaram nenhum tipo de atividade física a presença de um profissional para orientá-los é extrema  importância para que as pessoas consigam emagrecer com exercícios físicos apropriados a sua faixa etária e a sua constituição física.

Vale ressaltar que todo programa de emagrecimento deve levar em consideração além dos exercícios para emagrecer, a adoção de uma dieta feita com substâncias pouco calóricas para que a perda de peso possa ser mais rápida e duradoura.

Por Salete Dias