Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Exercícios físicos e alimentação saudável, uma dupla e tanto!

Você já deve ter lido a respeito da importância dos exercícios físicos aliados a uma alimentação saudável. Mas como tem sido a sua rotina? Você pratica esportes ou caminhadas frequentemente? Sua alimentação é realmente saudável? Estudam apontam que a maioria das pessoas estão se esquecendo da importância desses dois elementos vitais.

Talvez você não saiba, mas a prática de exercícios físicos ajuda na produção da endorfina, um neurotransmissor, uma substância capaz de provocar o relaxamento físico e mental. Sabe quando você ouve as pessoas dizendo que fazer atividades físicas ajuda a dormir melhor? Então, isso acontece graças à endorfina!

Como praticante de esportes, é necessário que sua alimentação seja condizente com as suas necessidades. Uma alimentação deficiente pode, em vez de levá-lo a perder peso somente, causar-lhe alguma desnutrição, que pode trazer sérios problemas a longo prazo.

Mas se você não possui tempo suficiente para praticar ativamente algum esporte ou exercício físico, pode ao menos reduzir o sedentarismo em sua vida. Gaste menos tempo sentado em frente à TV, caminhe um pouco mais até o seu local de trabalho, desça escadas em vez de somente usar o elevador. Estes são somente alguns exemplos de como incluir mais movimento em sua rotina.

O governo brasileiro, preocupado com os riscos que o sedentarismo pode representar, publicou vários passos sobre como manter a saúde por meio do Ministério da Saúde. Dois desses passos são os seguintes:

  • Busque uma rotina mais ativa, menos sedentária. Procure atividades de lazer que o ajudem a movimentar-se, em detrimento daquelas que o mantêm parado;
  • Quando possível, troque o elevador e o carro por escadas e uma boa caminhada. Programe passeios, em vez de assistir a programação da TV!

E agora, falemos um pouco sobre a alimentação! Quem pratica exercícios físicos precisa estar bem atento à sua alimentação a fim de garantir a reposição diária de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, sem esquecer da hidratação do corpo, claro! Alguns alimentos ricos em vitaminas e minerais, por exemplo, são as frutas, com as quais se pode fazer sucos e utilizá-los durante a prática de atividades físicas.

Para aqueles que pretendem praticar atividades físicas visando ganho muscular, aqui vai uma dica: o consumo de alimentos enriquecidos em carboidratos é essencial, uma vez que estes são a principal fonte de energia para seus exercícios.

E para convencê-lo definitivamente da importância de aliar exercícios físicos e uma alimentação saudável, aqui estão alguns dos inúmeros benefícios alcançados:

  • Torna a circulação sanguínea mais ativa e reduz as chances de acúmulo de gordura nas paredes dos vasos;
  • Combate o envelhecimento celular bem como estimula o cérebro, retardando assim o envelhecimento físico e mental;
  • Como os riscos de obstrução dos vasos sanguíneos é menor, as chances de desenvolvimento de problemas cardiovasculares também são menores!
  • Como foi comentado anteriormente, aumenta a produção de endorfina, um neurotransmissor que ajuda no relaxamento do corpo humano, melhorando inclusive o sono;
  • Também devido à redução do acúmulo de gordura nas paredes dos vasos, temos menores chances de desenvolver hipertensão arterial, uma das doenças crônicas não transmissíveis mais combatidas atualmente.

Agora, você só precisa identificar quais exercícios físicos melhor contribuem para o fim que deseja (perder peso ou ganhar massa muscular, por exemplo), buscar acompanhamento para desenvolver uma dieta saudável e por tudo em prática!