Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Perder Peso Emagrecimento com Acupuntura

Emagrecimento com Acupuntura

Emagrecimento com Acupuntura

A obesidade no mundo atual é um grande problema que já atinge grande parte da população mundial. Os malefícios que o excesso de peso provoca nos indivíduos já foram bastante propagados e incluem desde complicações cardíacas, problemas no sistema vascular até crises emocionais resultantes da baixa autoestima.

Diante dessa realidade uma  quantidade considerável de obesos ou pessoas com sobrepeso vem tentando emagrecer utilizando as mais diversas técnicas,que podem em alguns casos trazer prejuízos à saúde deles e os mais variados métodos que às vezes são um pouco radicais para conseguir executar os seus objetivos.

Dentre todos os procedimentos de que os obesos lançam mão para emagrecer existe uma técnica milenar e muito popular na medicina chinesa chamada de acupuntura, que proporciona bons resultados no emagrecimento para todos que a utilizam nessa difícil, mas não impossível tarefa de perder muitos quilos extras e conseguir  um corpo  magro e principalmente saudável.

Informações de Especialistas sobre Obesidade

De acordo com especialistas em endocrinologia quando a pessoa obesa assume que está acima do peso porque come em excesso é mais fácil de tratá-la, já que ela assumiu que apresenta esse  problema. Para grande parte dos profissionais  a obesidade é fruto somente  de uma alimentação exagerada. Os  seres humanos de uma maneira geral buscam fontes de prazer que diferem em cada indivíduo.

Enquanto uns se sentem satisfeitos com um passeio ao ar livre, outros sentem um enorme prazer quando comem. Segundo profissionais da área de saúde mental as pessoas com problema de obesidade não comem porque apresentam uma fome exagerada, na verdade elas se alimentam para preencher um vazio emocional que devem possuir como se  houvesses em seu cérebro uma alteração na compensação por troca ou seja, elas comem  demais para esconder a aflição que sente com seus problemas emocionais.

Atuação da Técnica de Acupuntura para Emagrecimento

Considerada por muitas pessoas como o melhor procedimento utilizado para emagrecimento de indivíduos com problemas de obesidade ou sobrepeso, por não causar riscos ou efeitos colaterais ao organismo do paciente, a acupuntura atua no indivíduo em áreas estratégicas de seu corpo, rompendo com o ciclo de aumento da gordura corporal por excesso de comida.

A acupuntura age  no apetite do individuo regulando a vontade que o obeso tem de se alimentar excessivamente. De acordo com especialistas a fome é na verdade um aviso que o organismo  humano precisa para que consiga se manter, por isso não existe controle um controle dela, porém existem alguns pontos  estratégicos no corpo humano que se estimulados pela acupuntura podem regular o apetite do paciente causando seu emagrecimento.

Outro problema muito frequente  em pessoas obesas ou com sobrepeso é a constante constipação intestinal que elas apresentam. Nesse caso a acupuntura atua realizando uma especie de reeducação do intestino do paciente, facilitando a eliminação do bolo fecal e auxiliando na higienização de impurezas corporais. Na compulsão alimentar que a grande maioria dos obesos apresentam  o problema  é ainda mais grave pois além da pessoa comer de maneira exagerada o individuo também tem o sentimento de culpa depois da compulsão.

Nesse caso a acupuntura atua na redução dos principais sintomas compulsivos, fazendo com que o paciente tenha condições de controlar seus impulsos no momento da sua alimentação. Normalmente as pessoas com problema de obesidade não costumam dormir muito bem, apresentando alterações no sono. Com a técnica da acupuntura a pessoa consegue resgatar uma boa qualidade de sono e além disso aprende a relaxar em situações estressantes que ocorrem diariamente.

A acupuntura atua também na melhora da autoestima das pessoas obesas, pois a imagem corporal que elas tem si próprias as vezes não condizem com   a realidade. Segundo alguns especialistas muitos obesos quando olham suas imagens refletidas no espelho ele percebe em media trinta por cento a menos do peso que na realidade esta pesando, apesar de ter consciência de que esta bem acima do peso ideal.

A acupuntura atua dessa maneira fortalecendo a personalidade do individuo uma vez que promove o emagrecimento dele. Quanto a ansiedade que as pessoas obesas normalmente possuem,a acupuntura também auxilia os pacientes pois ela atua nas áreas cerebrais que regulam a ansiedade provocando uma sensação de calma e tranquilidade no indivíduos.

Vale ressaltar que não é a acupuntura que emagrece as pessoas obesas e sim o próprio paciente, que através dessa técnica milenar chinesa tem as condições necessárias para começar a perder seu excesso de peso e melhorar sua qualidade de vida.

Por Salete Dias

TopBack to Top