Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Emagrecer em Uma Semana Vale a Pena?

Se você é daquelas pessoas que estão sempre a procura de dietas de uma semana para emagrecer até sete quilos, então leia o texto baixo e verifique se emagrecer em uma semana vale a pena.

Para a grande maioria das pessoas emagrecer no período de uma semana, se constitui na realização de seus sonhos. Para isso, elas começam dietas que prometem fazê-las perder vários quilos em apenas uma semana. Mas será que  o organismo humano está preparado para essa mudança tão radical?

De acordo com profissionais especializados em nutrição e nutrologia fazer dietas muito rígidas , às vezes combinadas com laxantes  ou diuréticos para perder peso rapidamente pode provocar vários problemas de saúde, pois  o corpo precisa de um tempo para adequar-se às alterações de peso e quando esse período não é respeitado, como no emagrecimento muito rápido, o organismo reage podendo haver complicações físicas e problemas psicológicos.

Orientações para Promoção da Saúde

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o ideal é que  a pessoa que quer emagrecer perca um quilo e meio no máximo a cada semana. Mais do que essa quantidade é considerado como um fator de risco à saúde da pessoa. Por isso, os especialistas recomendam para quem deseja perder quilos de forma saudável, uma reeducação alimentar combinada à prática regular de atividades físicas, para que o peso se mantenha estável ao longo de sua vida.

É necessário que a pessoa aprenda a se alimentar sem compulsão ou ansiedades, evitando descontar suas frustrações pessoais na hora das refeições, provocando um desequilíbrio na dieta alimentar adotada.

Complicações Associadas à Perda Rápida de Peso

Para aqueles que ainda estão pensando em emagrecer durante uma semana, através de dietas rápidas, os profissionais da área de saúde dão orientações sobre os tipos de complicações que podem ocorrer ao organismo da pessoa que deseja emagrecer rapidamente e o que acontece quando o organismo não tem o tempo adequado para se adaptar às mudanças rápidas do peso corporal:

–  A pessoa pode apresentar um quadro de anemia em virtude de dietas muito rígidas a que se submetem, e que geralmente são carentes de ferro e vitamina B. Em casos mais graves, segundo os especialista pode haver complicações no cérebro levando a dificuldades motoras.
– O indivíduo que quer emagrecer em uma semana, pode apresentar alterações cardíacas, como modificações nos batimentos do coração, o que pode resultar em uma complicação cardíaca conhecido como taquiarritmia atípica, que é uma enfermidade de não responde aos medicamentos, sendo necessário, quando isso ocorrer a implantação por um período temporário de um  marcapasso no órgão.
– Em virtude do aumento metabólico da gordura pode haver complicações hepáticas na pessoa que quer emagrecer rapidamente.
-O sistema imunológico de pessoas gordas, geralmente é menos eficiente que o das magras. Quando ocorre uma perda de peso muito rápida no indivíduo obeso, esse problema tende  a piorar muito, aumentando os riscos da pessoa contrair viroses, infecções, gripes e reações alérgicas, em virtude da queda da imunidade.
– A pessoa pode apresentar também um distúrbio   hidroeletrolítico, com a perda de sais minerais e água, em virtude do emagrecimento rápido, resultando em fraqueza, mal-estar, cãimbras, e em alguns casos perda da sensibilidade nas mãos
-A embolia é uma doença muito perigosa que consiste na formação  de coágulos nas veias, impedindo a passagem da corrente sanguínea e normalmente  os indivíduos obesos tem tendência a apresentá-la. Quando a pessoa emagrece rapidamente, os coágulos tendem a aumentar, oferecendo um risco maior da pessoa apresentar o problema.

-O metabolismo corporal fica mais lento, com dietas rígidas de emagrecimento, pois quanto maior restrição a dieta apresentar, mais o organismo humano tentará se proteger, resultando em menos queima de calorias.

Problemas Emocionais com o Emagrecimento Rápido

Não somente o corpo físico reage a perda repentina de peso, o emocional da pessoa também sofre quando ela decide emagrecer rapidamente. Alguns problemas emocionais que podem surgir são:

-Normalmente a pessoa que quer emagrecer rapidamente, acredita que todos os seus problemas vão acabar quando chegar ao peso ideal. No entanto, muitas vezes suas expectativas acabam sendo frustradas, pois ela percebe que os seus problemas continuam do mesmo jeito que antes. Esse sentimento de frustração pode fazer com que a pessoa volte a comer em excesso , recuperando todos os quilos perdidos com a dieta.

-Quando a pessoa emagrece muito rápido com dietas rígidas, a privação alimentar a que ela se submete pode fazê-la voltar a compulsão alimentar resultando no aumento de peso novamente e quando o indivíduo recupera o peso antigo, isso faz com que ele se sinta mal e com sua autoestima baixa.

Por Salete Dias