Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Perder Peso Emagrecer Dormindo? É Possível?

Emagrecer Dormindo? É Possível?

Emagrecer Dormindo? É Possível?

O que para muitas pessoas que desejam emagrecer parecia literalmente um sonho pode na realidade acontecer. De acordo com estudos científicos realizados, quando os indivíduos estão dormindo eles podem também perder peso. Mas como será que todo esse processo ocorre? Veremos a seguir:

Problemas Relacionados ao Sono

De acordo com especialistas uma boa noite de sono é fundamental para trazer vários benefícios à saúde dos seres humanos. Geralmente os indivíduos que  tem distúrbios do sono e apresentam muita dificuldade para dormir, ficando às vezes noites seguidas com insônia ou acordando muitas vezes durante o sono estão mais propensos a apresentarem o problema de obesidade, pois quando a pessoa não consegue dormir bem o organismo humano libera um hormônio conhecido como cortisol, que está relacionado principalmente com o armazenamento de gordura no corpo e também com o estresse emocional que pode provocar o aumento de peso nos indivíduos.

Mudança de Hábitos e Influência no Sono

O organismo de todas as pessoas apresentam o padrão natural de fazer com que elas fiquem acordadas durante o dia e durmam a noite. No entanto alguns indivíduos, ou pelo trabalho que desenvolve ou por quaisquer outros motivos saem dessa rotina. Nesse caso o corpo humano fica em uma espécie de estado de alerta pois entende a troca de horários com uma possível situação de perigo e libera além do cortisol,  o hormônio chamado grelina que é responsável por regular o gasto de calorias nos seres humanos.

Outro problema que surge com a troca do dia pela noite é que o corpo apresenta um metabolismo bem maior durante o dia, o que o faz perder mais calorias. Os especialistas recomendam um período de sono em torno de oito horas seguidas, porém esse tempo pode variar de um indivíduo para outro. Vale ressaltar que quem gosta de dormir muito , em torno de treze horas também pode apresentar o problema de excesso de peso corporal, portanto a pessoa deve dormir apenas o que é recomendado pelos profissionais da área.

Quando o indivíduo  consome alimentos durante a noite, eles levarão  um tempo maior para serem digeridos e em virtude disso causará sobrepeso no corpo humano em virtude do processo metabólico trabalhar mais lentamente quando a pessoa está em vigília. Outras complicações que podem estar relacionadas a uma  noite de sono mal dormida são a ansiedade e a depressão que são enfermidades  que frequentemente ocasionam o aumento de peso corporal que pode levar à obesidade.

Calorias que Podem ser Perdidas em uma Boa noite de Sono

Segundo especialistas na área quando uma pessoa consegue ter  uma noa noite de sono, dormindo as oito horas recomendadas de maneira tranquila ela poderá perder algo em torno de quinhentas calorias, porém para que haja essa perda calórica  é necessário que haja algumas atitudes tomadas pela pessoa para que essa perda calórica efetivamente ocorra.

Não é somente deitar, dormir e acordar com quinhentas calorias a menos, se fosse assim tão fácil não existiria o aumento preocupante do número de indivíduos obesos em todo o mundo. De acordo com alguns estudos realizados a perda de calorias enquanto  a pessoa está dormindo é realmente possível, desde que a pessoa durante o dia faça algum tipo de atividade física.

Essa situação ocorre em virtude do organismo humano utilizar diferentes substâncias para obter energia como a gordura e o carboidrato, e enquanto as pessoas praticam exercícios seus músculos utilizam as que é mais fácil de queimar que é o carboidrato. Quando a atividade física termina o estoque dele está muito baixo e isso faz com o corpo humano procure outra fonte energética que no caso é a gordura. Por isso, quando os indivíduos fazem exercícios  e logo depois vão dormir há uma  perda de calorias.

Considerações Finais

De acordo com especialistas é possível  emagrecer enquanto a pessoa está dormindo desde que ela tenha uma boa noite de sono, e durma no mínimo por um período de oito horas que é o tempo recomendado pelos profissionais da área. Um outro modo apontado por estudiosos é quando a pessoa faz uma atividade física e logo depois dorme.

De acordo com pesquisadores os músculos do corpo humano utilizam durante a atividade física os carboidratos pois são mais fáceis para a  queima calórica e depois durante  o sono o organismo usaria outra fonte de energia que é a gordura, fazendo desse modo com que a pessoa perdesse calorias enquanto dorme conseguindo com isso emagrecer.

Por Salete Dias

TopBack to Top