Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Emagreça com Saúde

Emagreça com Saúde

A  preocupação de grande parte das pessoas que desejam perder peso é com a manutenção de sua saúde. Emagrecer de maneira saudável é um grande desafio para aqueles que vão enfrentar uma dieta balanceada e uma série de atividades físicas. Porém para que a perda de peso aconteça de maneira satisfatória, os indivíduos devem conhecer os principais nutrientes presentes nos alimentos e saber qual a melhor maneira de equilibrá-los no organismo.

Principais Nutrientes

Algumas dietas milagrosas preconizam a exclusão de um ou outro nutriente que é importante para a saúde do organismo humano. De acordo com especialistas essa atitude não é favorável pois para manter a saúde do corpo e conseguir um emagrecimento saudável,as pessoas devem consumir uma dieta equilibrada com todos os substâncias importantes como carboidratos, fibras,proteínas e gorduras para que possa ser elaborado um plano alimentar eficiente para a perda de peso.

Considerações Sobre Carboidratos

De acordo com  especialistas, os carboidratos são uma combinação de fibras, açúcares, féculas e amidos que fornecem ao organismo a energia necessária para as atividades diárias do individuo, que se decompõem em glicose que é utilizado pelas células do corpo humano.

No entanto para que a pessoa consiga fazer uma dieta de emagrecimento saudável ela deve evitar  o excesso de alguns carboidratos  como por exemplo o arroz branco, a farinha e o açúcar refinado, pois se ingeridos em grande quantidade eles podem aumentar o nível de açúcar na corrente sanguínea, além de causar aumento de peso corporal. No entanto, deve-se priorizar a forma integral dos carboidratos.

Fibras

As principais fontes de fibras são os legumes, os cereais integrais e as frutas, que são de extrema importância para o bom funcionamento do sistema digestivo nos seres humanos. Outras qualidades atribuídas as fibras são: Provoca a sensação de saciedade; Mantém o nível de açúcar na corrente sanguínea fazendo com que  a glicose seja absorvida pelo sangue de maneira lenta ; Auxilia na nutrição da mucosa do cólon no corpo humano.

As fibras podem ser solúveis  quando se dissolvem em meio aquoso e insolúvel quando não se dissolvem. Segundo especialistas na área de nutrição humana uma dieta balanceada deve conter  diariamente cerca de trinta gramas de fibras.

Proteínas

Segundo especialistas as proteínas são formadas por  uma cadeia de vinte aminoácidos, sendo que o corpo humano precisa de proteína para manter o bom funcionamento de seus tecidos e órgãos. Os profissionais especialistas na área afirmam que uma dieta pobre em proteínas pode resultar em diversos problemas para os indivíduos, entre eles:

Diminuição da massa muscular, desenvolvimento total mais lento, enfraquecimento do sistema respiratório e  do coração e diminuição do sistema imunológico. Uma boa fonte de proteínas é aquela que fornece ao organismo humano todos os chamados aminoácidos essenciais presentes nas aves, carnes, leite, queijo, ovos e peixes.

Gorduras

Quando as pessoas ouvem falar em gordura logo imaginam alimentos terríveis que além de contribuir para o aumento de peso ainda podem prejudicar a saúde. No entanto , existem  as chamadas gorduras boas ou monoinsaturadas cujas fontes são os óleos vegetais como o de amendoim, canola e azeite, além de amêndoas, abacate, nozes e gergelim entre outros que causam menos riscos à saúde da pessoa, diferente das gorduras saturadas e trans que podem aumentar o risco do indivíduo apresentar uma enfermidade cardiovascular.

Já as gorduras poliinsaturadas que incluem o grupo de ácidos graxos omegas-3 que não são produzidos pelo corpo humano e são encontrados em alimentos como os peixes de água fria, sendo importante para o organismo humano por diminuir as doenças cardíacas e vasculares, além de auxiliar  na prevenção de demência nos seres humanos.

Emagrecimento Saudável

Para que as pessoas consigam emagrecer de maneira saudável algumas orientações devem ser seguidas, como por exemplo: o consumo total de gorduras em uma alimentação deve ser de no máximo trinta e cinco por cento das calorias das refeições diárias; Os legumes e as frutas que possuem poucas calorias são ricos em nutrientes e de extrema importância para um emagrecimento saudável;

Procurar evitar sempre a ingestão  de alimentos muito salgados ou doces, além de frituras e gorduras. Vale lembrar que um emagrecimento saudável além da boa alimentação está associado à prática de exercícios físicos.

Por Salete Dias