Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dietas Milagrosas Funcionam?

Dietas Milagrosas Funcionam?

Um número cada vez maior de pessoas  que desejam perder o excesso de peso corporal vem se se utilizando das chamadas dietas milagrosas que prometem um emagrecimento muito rápido, porém quando interrompidas causam o efeito rebote ou seja a pessoa volta a engordar novamente  e  pior ainda por serem normalmente dietas que restringem os grupos de nutrientes importantes, se forem realizados a longo prazo podem inclusive causar prejuízos à saúde dos indivíduos.

Metabolismo do Corpo Humano

O metabolismo do organismo dos seres humanos é um sistema muito complexo  e para entender como as dietas milagrosas funcionam  é necessário entendê-lo. As células que formam o corpo são alimentadas essencialmente por um nutriente que é a glicose considerada com a primeira fonte energética encontrada principalmente nos carboidratos.

Quando no corpo humano há uma diminuição das taxas de glicose na corrente sanguínea o organismo faz uso da gordura que está presente nos tecidos adiposos e da proteína que está presente nos músculos das pessoas, que estão disponíveis para atuarem como fontes de síntese de glicose.

No entanto tanto a gordura quanto a proteína utilizadas possuem uma menor eficácia no processo de fornecimento de energia para o organismo das pessoas. Em virtude desse fato é necessário uma quantidade maior dessas duas substâncias, para que consigam fornecer a mesma quantidade de energia que a glicose forneceria nas mesmas condições.

Alimentação Balanceada

Os indivíduos escutam e lêem o tempo todo que devem seguir uma alimentação balanceada, mas a grande maioria ignora o que isso quer dizer. De acordo com  os especialistas na área de nutrição  e nutrologia uma dieta alimentar ideal ou balanceada deve ser composta aproximadamente de 55 a 75 % de carboidratos que incluem massas, pão, frutas, bolachas, entre outros; 10 a 15 % de proteínas que incluem feijão,soja, carne, laticínios; e 15 a 30% de gordura que incluem os óleos, margarina azeite OMS (2003).

Essa descrição refere-se ao que as pessoas conhecem comumente como a pirâmide de alimentos. Desse modo a orientação dada pelos especialistas é que as pessoas façam uma dieta alimentar balanceada que inclua a quantidade de calorias consumidas através dos alimentos que esteja adequada a altura, peso, idade e outras características  próprias da pessoa, para que desse modo o emagrecimento possa ocorrer de forma lenta, porém duradoura e o que é mais importante aconteça de forma saudável.

Funcionamento das Dietas Milagrosas

Segundo especialistas as chamadas dietas milagrosas que prometem reduzir uma grande quantidade de quilos em muito pouco tempo são baseadas na ingestão muito baixa de quantidades calóricas presentes nos alimentos, que não são eficientes para suprir as atividades básicas do organismo humano como manter o bom funcionamento do coração e dos pulmões.

Além disso geralmente levam  a uma exclusão de carboidratos da dieta o que faz com que  o indivíduo consuma em maior quantidade proteínas e gorduras, porém a energia fornecida por esses nutrientes não são suficientes para o corpo humano. Pode também ocorrer a ingestão somente de líquidos ou alimentos pastosos  o que leva a um abaixo consumo calórico, mas que a longo prazo pode trazer prejuízos ao organismo da pessoa.

Em virtude dessa restrição de um ou outro nutriente  é que ocorre uma rápida perda de peso, porém que não tende  a durar por muito tempo, pois é muito difícil para as pessoas viverem se alimentando somente com um tipo de  alimento. Normalmente a perda obtida com essas dietas milagrosas são basicamente de músculos e líquidos,  o que os  leva  a engordar novamente os mesmos quilos perdidos quando há interrupção  da dieta.

Conclusão

As chamadas dietas milagrosas conseguem emagrecer as pessoas de maneira rápida somente por um curto período de tempo, pelo fato delas reduzirem  a quantidade de calorias  consumidas restringindo determinados grupos de alimentos importantes  para o organismo, causando um desequilíbrio na ingestão de nutrientes que são de extrema importância para manutenção da saúde do corpo humano.

Para as pessoas que estão acima do peso e desejam emagrecer a opção correta é procurar um profissional de nutrição, para que ele possa avaliar seu condicionamento físico e elaborar uma dieta alimentar adequada. Vale lembrar que para potencializar o  efeito da perda de quilos a mais, a prática de atividade física acompanhada por um profissional especializado na área se torna fundamental. Desse modo o indivíduo consegue emagrecer e manter seu organismo saudável.

Por Salete Dias