Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dieta hipocalórica

As dietas são muito utilizadas por pessoas que desejam emagrecer ou aumentar a massa muscular, deixando o corpo mais modulado, bonito e elegante. Há diversas receitas e dicas que ajudam a conquistar esse objetivo. O importante é encontrar uma que atende as necessidades do seu organismo, respeitando o seu próprio desejo, mantendo em equilíbrio a saúde do corpo.

Por isso, para quem precisa perder peso, existe a dieta hipocalórica, proporcionando mais vantagens para o corpo, elevando a autoestima, fornecendo bem-estar, alegria, beleza e uma qualidade de vida mais adequada. Sendo assim, é fundamental conhecer esse regime e os benefícios que ele traz para a pessoa. Ressaltando que, em todos os casos, é fundamental seguir a orientação de um profissional, pois somente ele saberá as reais condições do seu organismo e as necessidades que o mesmo possui.

A dieta hipocalórica

A dieta hipocalórica restringe o consumo de calorias. Isso permite que a pessoa emagreça, no entanto, o cardápio dessa dieta deve conter todos nutrientes essenciais para manter o organismo em equilíbrio sem prejudicar a saúde.

O regime visa apenas à diminuição do consumo de calorias e um cardápio mais saudável sem que alimentos a base de carboidratos, vitaminas, minerais, fibras e proteínas sejam cortados, pois o corpo necessita dessas substâncias para se manter com saúde e bem disposto. A diminuição de calorias permite que o corpo não absorva mais gorduras, aumentando o peso.

Porém, para quem precisa perder peso, é fundamental gastar as calorias que já se encontram no corpo, por isso, é fundamental complementar a dieta com atividades físicas. Muitas pessoas acreditam que ao parar de comer irão conquistar um corpo mais bonito, no entanto, a saúde é prejudicada com esses métodos mais rígidos. O ideal é consumir uma quantidade de calorias por dia, respeitando a idade e estado físico de cada um. Por isso, a dieta hipocalórica visa diminuir a quantidade de calorias ingeridas durante o dia, mas de forma apropriada, de acordo com cada organismo. Assim, o regime proporcionará um resultado satisfatório sem causar danos.

Benefícios da dieta hipocalórica

  • Ativa o metabolismo, ajudando na perda de peso, diminuindo a gordura corporal;
  • Por não proibir o consumo de alimentos e sim contribuir para uma diminuição calórica, a dieta não causa danos ao organismo, pois todos os nutrientes são absorvidos durante o regime;
  • Contribui para um hábito alimentar mais saudável.

Dicas para emagrecer

  1. Faça ao menos 5 refeições ao dia, tendo 3 principais (café da manhã, almoço e jantar);
  2. Diminua a quantidade de alimentos ingeridos por dia em cada refeição realizada;
  3. Opte por alimentos naturais e mais saudáveis, evitando o consumo de açúcar, frituras, gorduras e refrigerantes;
  4. Substitua queijos amarelos pelo queijo branco e o leite integral pelo desnatado;
  5. No almoço e no jantar consuma bastante salada e legumes;
  6. Coma muitas frutas e beba sucos naturais diariamente, pois assim o organismo irá absorver vitaminas e mineiras;
  7. Opte por carnes magras e assadas, grelhadas ou cozidas, evitando as frituras;
  8. Beba muita água diariamente, pois assim seu corpo se manterá hidratado, proporcionando mais beleza à pele, ao cabelo e as unhas;
  9. Faça atividades físicas todos os dias para perder calorias e ajudar a emagrecer.

Seguindo essas dicas e procurando auxílio médico a pessoa conquistará o resultado esperado, beneficiando a saúde e realçando a beleza. Assim, os objetivos serão alcançados e a pessoa terá uma qualidade de vida mais adequada.

 

 Por Danielle Pereira