Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Chá para Emagrecer Funciona?

Todas as pessoas interessadas em perder peso, já ouviram com certeza que há alguns tipos de chá para emagrecer. Mas, muitos ficam em dúvida sobre se eles realmente funcionam no combate aos quilos a mais. Para saber um pouco mais sobre esse  assunto, algumas considerações serão feitas a seguir:

Composição de um chá para emagrecer

Segundo nutrólogos, os chás que são utilizados com a finalidade de emagrecimento são compostos por várias ervas diuréticas, digestivas e em alguns casos calmantes. Vale ressaltar, que somente a ingestão de chás não é suficiente para a perda de peso, eles devem servir como coadjuvantes de uma alimentação saudável  rica em hortaliças, legumes e frutas e a prática frequente de atividades físicas.

Os chás emagrecedores são derivados em geral da erva Camellia Sinensis, que ficou conhecida por sua propriedade  emagrecedora e pela aceleração do metabolismo do organismo, proporcionado  a eliminação da retenção hídrica e das toxinas presentes no corpo humano. Além disso, possui um antioxidante  bem potente no combate aos radicais livres, auxiliando a prevenir o envelhecimento precoce.

Uso adequado dos chás

Chá para emagrecer funciona?

Os especialistas em nutrição e nutrologia revelam que alguns cuidados devem ser tomados, na ingestão dos chás emagrecedores. Por exemplo, o horário ideal para fazer uso deles é entre as principais refeições, pois alguns  possuem a propriedade de alterar o metabolismo, auxiliando na inibição do apetite, outros trabalham na queima de calorias, alguns tem ação diurética e outros são ricos em fibras e por isso,  dão a sensação de saciedade ajudando a pessoa  a comer menos e com isso diminuir seu peso corporal.

Outro cuidado que as pessoas devem ter na ingestão de chás emagrecedores são com os vendidos em feiras livres, pois não se sabe ao certo se as folhas apresentadas como um determinado tipo de chá corresponde a realidade. Os chás emagrecedores podem alterar o metabolismo do  corpo humano, pois atuam no funcionamento intestinal e se ingeridos em excesso podem trazer prejuízos à saúde  do indivíduo, causando infecções na parede do intestino e até desidratações.

Vale ressaltar que apesar dos chás emagrecedores serem compostos de substâncias naturais, alguns deles possuem contra indicações. Outro cuidado que as pessoas devem ter é com o preparo dos chás, devendo ingeri-los sem açúcar mesmo os que são muito amargos.

Chás utilizados para emagrecimento

Os chás branco, vermelho,verde , amarelo e vermelho são derivados da mesma erva Camellia Sinensis. O que os diferencia é a manipulação de suas folhas e  o tipo do processo de fabricação que é utilizado. O chá verde é obtido através da aplicação de vapor nas suas folhas e possui sabor marcante e um pouco amargo;  o amarelo tem a produção parecida com o verde ,mas a secagem das folhas é mais lenta e o sabor mais suave; o vermelho passa por uma fermentação e por isso adquire a cor que o caracteriza ; e o chá branco tem esse nome pois suas folhas são jovens e não oxidadas conferindo uma penugem esbranquiçada. Possui um sabor menos amargo se comparado aos outros.

Chá Sete Ervas: Esse chá é composto por ervas conhecidas por auxiliar no emagrecimento como: Carqueja, Abacateiro, Cavalinha, Espinheira-Santa, Jurubeba, Erva de Bugre e Chapéu-de-Couro. O Chá Sete Ervas atua como regulador intestinal e inibidor de apetite, ajudando a combater a gordura localizada.

Figo da Índia, Agar-Agar e Glucomanan: Os três são compostos que auxiliam a provocar a sensação de saciedade. Não possuem contra indicações.

Cártamo: Seu uso não é recomendado, pois segundo especialistas, ele seria um precursor do CLA, que é uma droga que acelera o metabolismo humano, cuja comercialização é proibida no Brasil.

Caralluma: A Caralluma é feita a partir de um cacto da Índia,  e é muito rica em fibras,o que auxilia na redução da sensação de fome. Apesar de alguns estudos relacioná-la com o poder anorexígeno, não há estudos científicos suficientes até o momento que comprove essa tese.

Citrus: Extraído a partir da laranja-da-terra, e por isso mesmo rico em Vitamina C,  tem  a propriedade de aumentar o metabolismo corporal.

Gymenna: Originária da Índia, atuaria retardando a absorção de açúcar pelo organismo. Vale ressaltar, que essa propriedade até o momento não tem comprovação científica.

Porangaba e Piruvato de Cálcio: Atuariam estimulando o metabolismo corporal,no entanto ainda não há comprovação científica que ateste sua eficácia.

Folia Magra: Atuaria no alívio da sensação de fome, porém esta propriedade não foi comprovada cientificamente.

Vale ressaltar que antes de adotar qualquer tipo de produto, seja ele um simples chá para emagrecer, aparentemente sem riscos ao organismo é aconselhável sempre consultar um profissional especializado em nutrição para uma orientação adequada.

Por Salete Dias