Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Cártamo Emagrece?

Cártamo Emagrece?

Hoje em dia em virtude da corrida das pessoas em busca de alguma técnica, método ou substância que as façam perder peso rapidamente, muitas novidades nessa área são expostas para um grupo de consumidores cada vez maior. Porém nesse processo, os produtos naturais ganham cada vez mais espaço em virtude dos vários benefícios que trazem para o organismo humano e também por serem bem menos invasivos que os procedimentos tradicionais.

Um deles é o cártamo que é uma planta originária da Índia, conhecida há mais de dois mil anos pela população e que possui em sua constituição básica um teor muito alto de óleo em suas sementes algo em torno de quarenta por cento. De acordo com estudiosos o óleo dessa planta  tem  a propriedade de reduzir o apetite dos indivíduos, combater o alto nível de colesterol na corrente sanguínea, e ainda acelerar a queima de gorduras no organismo humano.

Atuação do Cártamo no Emagrecimento Corporal

Os especialistas informam que o cártamo é mais uma planta entre tantas que vem sendo utilizada como coadjuvante no processo de perda  de peso. Segundo estudiosos o cártamo é bem parecido com o girassol que é uma outra planta que como ele possui em sua constituição básica substâncias que auxiliam a queima de gorduras e aceleram o metabolismo no organismo das pessoas, sendo por isso às vezes as sementes do cártamo utilizadas em substituição a dos girassol.

O emagrecimento que óleo de cártamo proporciona  vem da propriedade que seus nutrientes apresentam de inibir uma enzima chamada Lipase lipoprotéica ou LPL que é responsável pela transmissão da gordura presente na corrente sanguínea do indivíduo para suas células adiposas que é o processo responsável pela formação do excesso de gordura no corpo humano. A quantidade de gordura nas  células está relacionada à atividade da LPL que quanto mais intensa ela for, mais gordura estará acumulada no interior das celulas adiposas resultando no excesso de peso e na obesidade.

As cápsulas de óleo de cártamo possuem nutrientes que apresentam a capacidade de impedir o mecanismo de ação da Lipase Lipoprotéica fazendo com que o corpo utilize  a gordura que já esta estocada como energia, que é o processo conhecido como queima de gordura. Desse modo, o óleo de cártamo auxilia não somente no emagrecimento como também na inibição do apetite dos indivíduos, através da rápida informação de saciedade que envia ao cérebro.

Outros benefícios também atribuídos ao óleo de cártamo são: Prevenção do problema da celulite por sua ação na camada intradérmica , Enrijecimento muscular mais acelerado e Auxílio no combate ao  LDL que é o mau colesterol que prejudica a saúde dos indivíduos.

Opinião de Especialistas

Segundo alguns profissionais da área de nutrição e nutrologia o óleo de cártamo é somente um aliado no combate contra  o excesso de peso corporal, pois para perder peso com qualidade de vida e fórmula correta é ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas com frequência. Alguns especialistas não recomendam o uso do óleo de cártamo em mulheres gestantes ou que estão amamentando, em crianças ou pessoas portadoras de diabetes ou pressão arterial alta.

Por  ser um antioxidante natural, o óleo de cártamo consegue aumentar o processo metabólico das gorduras contribuindo desse modo para prevenir ou controlar o sobrepeso ou a  obesidade. O óleo de cártamo é obtido da semente da planta com um alto teor  na sua composição os ácidos oléicos e linoléico que são utilizados também pela população para reduzir as inflamações intestinais das pessoas que possuem esse problema crônico.

As cápsulas do óleo de cártamo são comercializadas livremente e indicam o consumo de duas unidades uma hora antes das pessoas tomarem o café da manhã, antes do almoço e antes do jantar, para que o produto surta o efeito  desejado que é  o emagrecimento.

Conclusão

Apesar dos benefícios do óleo de cártamo terem sido relatados depois de estudos científicos, nunca é demais lembrar que todo e qualquer tipo de substância só deve ser consumida depois de uma avaliação de um profissional da área de saúde sobre as condições orgânicas do consumidor.

De um modo geral, o óleo de cártamo pode auxiliar no processo de emagrecimento corporal se aliado a uma dieta alimentar adequada e a prática constante de exercícios físicos.

Por Salete Dias