Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Perder Peso Berinjela Emagrece?

Berinjela Emagrece?

Berinjela Emagrece?

Diante do número de pessoas obesas ou com sobrepeso que cresce cada vez mais principalmente nas grandes cidades, os indivíduos utilizam todos os recursos de que dispõem para conseguir reduzir o peso, que incluem desde a ingestão de medicações até cirurgias para redução do estômagos entre outras. No entanto eles esquecem que as vezes a solução para o problema pode ser bem mais simples e estar ao alcance para todos os que que não podem custear  intervenções cirúrgicas  ou tratamentos muito caros.

Todos já ouviram falar em algum momento de suas vidas que a berinjela ou o suco de berinjela pode auxiliar a emagrecer. Porém será que a berinjela que é um fruto de uma planta originada da Índia e não um legume com muitos pensam realmente pode contribuir para que as pessoas percam peso e emagreçam mais rápido?

Estudos Científicos

Alguns estudos científicos foram realizados com a berinjela para verificar sua contribuição na diminuição dos níveis altos de colesterol em pessoas que apresentavam esse problema, porém nessa pesquisa nada ficou comprovado cientificamente sobre  a berinjela apresentar a propriedade de emagrecimento, no entanto os especialistas da época recomendavam seu consumo para prevenir a pressão arterial alta nos indivíduos além do diabetes, além de ser usada também para saciar a vontade de comer.

Porém com o passar do tempo outros estudos foram realizados e os pesquisadores comprovaram que a berinjela é muito boa para a digestão dos seres humanos por ser rica em fibras, apresentando propriedades laxantes além de ser muito nutritiva. Desse modo ela passou a ser recomendada para pessoas que apresentavam problema de constipação intestinal, além de complicações no fígado e no sistema digestivo.

Nutrientes Presentes na Berinjela

De acordo com especialistas a berinjela é rica em vários nutrientes como por exemplo as vitaminas A, B1, B2, B5 e C, os alcalóides e os minerais como fósforo, magnésio, cálcio, potássio e ferro. Essas substâncias possuem  propriedade  de reduzir a pressão arterial nos seres humanos além de prevenir a arteriosclerose. Segundo pesquisadores que realizaram um estudo cientifico sobre a berinjela, ela pode sim auxiliar na perda de peso nos indivíduos em virtude de ser um alimento altamente fibroso.

Os especialistas explicam que as fibras quando ingeridas pelas pessoas  promovem a sensação de saciedade, reduzindo assim a vontade delas comerem. Por isso a berinjela é recomendada  por naturalistas que abominam os tratamentos convencionais para perda de peso, como um importante coadjuvante na luta para quem precisa perder vários quilos. Além de contribuir para o emagrecimento das pessoas, a berinjela também possui   a propriedade de reduzir os altos níveis de colesterol encontrados na corrente sanguínea dos indivíduos.

Porém vale ressaltar que a berinjela por si só não causa emagrecimento. Para que esse processo aconteça a pessoa tem de adicionar ao consumo da berinjela, uma dieta à base de alimentos saudáveis e pouco calóricos além de praticar atividades físicas com regularidade.

Maneira de Consumir Berinjela para Emagrecer

Segundo especialistas a forma de uso da berinjela mais conhecida para emagrecer é o suco, porém existe também a utilização em forma  de farinha que pode auxiliar na perda de peso nos indivíduos, desde que sejam consumidos de maneira correta. Recomenda-se ingerir a farinha de berinjela  com duas colheres diariamente misturada de preferência a vitaminas, iogurtes, sopas, sucos ou caldos.

Se possível a pessoa deve incluir também alimentos que sejam fontes de vitamina C para potencializar o efeito. Quanto ao suco de berinjela que pode auxiliar na redução do mau colesterol,para que tenha o feito desejado que é o emagrecimento ele deve ser ingerido sem açúcar logo ela manhã quando  a pessoa ainda estiver em jejum e depois mais duas vezes sempre trinta ou quarenta minutos antes de cada refeição que o indivíduo fizer durante o dia.

Desse modo a berinjela em virtude de sua fibrosidade, causaria a sensação de saciedade fazendo com que a pessoa comesse em menor quantidade proporcionando assim o seu emagrecimento.

Vale ressaltar que as pessoas que optam por perder excesso de peso corporal por métodos mais naturais como por exemplo, a ingestão do suco de berinjela diariamente correm menos riscos que os procedimentos tradicionais já utilizados para esse fim cause algum tipo de efeito colateral no seu organismo.

No entanto todo consumo de sustâncias para promover o emagrecimento deve ser recomendado ou prescrito por um profissional especialista na área de nutrição humana.

Por Salete Dias

TopBack to Top