Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos que Emagrecem

Embora o tema pareça ser recorrente as pessoas de uma maneira geral, sempre querem saber se esse ou aquele alimento consegue mesmo emagrecer para livrá-las dos quilos excedentes de seus corpos. Por isso vamos discutir sobre os alimentos que emegrecem com mais detalhe, para saber realmente se existem alimentos com a capacidade de emagrecer as pessoas.

De acordo com os profissionais especializados em nutrologia e nutrição, esses alimentos podem contribuir para a perda de peso se forem consumidos em conjunto com uma dieta balanceada e a prática constante de  atividades físicas, como por exemplo esportes, treinos de musculação, ginástica, entre outros.

Orientações Gerais sobre a Atuação dos Alimentos

De uma maneira geral os especialistas em nutrição orientam que alguns alimentos que causam a retenção de líquidos no organismo devem ser evitados, como por exemplo: alimentos salgados em excesso,  os produtos processados e os embutidos como salames, salsichas e presuntos. Refrigerantes e doces em excesso também devem ser evitados.

Em compensação as fibras insolúveis permitem o bom funcionamento do intestino no corpo humano e devem ser ingeridas sempre que possível. Entre algumas fibras estão os cereais integrais, os farelos  de arroz, as ervilhas, nozes, as vagens, os pães integrais, cenouras, batatas, espinafre e as frutas laranja e maçã com casca entre outras. Os especialistas recomendam que elas sejam introduzidas nas refeições associadas ao aumento da ingestão hídrica, para auxiliar no funcionamento do intestino.

Outros alimentos que são recomendados para a perda de peso são os diuréticos que contribuem para reduzir o inchaço através da diminuição da retenção de líquidos no corpo. Esses alimentos normalmente são representados pelos sucos de limão, os chás, os morangos, melancias, agrião, beterraba, repolho,tomate, broto de feijão, repolho, abóbora, morango, pepino, beterraba entre outros. Veremos agora alguns alimentos e suas atuações no processo de emagrecimento das pessoas.

Aveia: A aveia por ser um alimento rico em fibras auxilia na formação das fezes no organismo facilitando o processo digestivo. Ela é rica em lecitina, fibras, ácidos e avenasterol que são substâncias que auxiliam a diminuir os níveis do mau colesterol ou LDL  na corrente sanguínea.

Pepino: De acordo com nutricionistas o pepino é um legume rico em água e em vitaminas, por isso é considerado um ótimo diurético que auxilia na eliminação das toxinas do corpo humano, além de apresentar propriedade antiinflamatória.

Arroz Integral: O arroz integral é uma fonte de minerais e fibras que quando consumido com a aveia melhora ainda mais o processo digestivo.

Maçã: Considerada pelos especialistas como um excelente alimento diurético, a maçã é uma fruta que além de contribuir para eliminar a gordura corporal, ainda apresenta a propriedade de combater os radicais livres presentes no organismo.

Peixes: Os peixes possuem a gordura ômega-3 que é e de extrema importância para o funcionamento normal do coração do individuo além de prevenir enfermidades. Os especialistas recomendam seu consumo quando eles estão frescos e com um número menor de calorias.

Nozes: As nozes são alimentos muitos ricos em vitamina E, proteínas, fibras, potássio e gorduras insaturadas que auxiliam no processo  de perda de peso e manutenção do peso corporal. Porém os especialistas recomendam cuidado na ingestão das nozes pois se trata de um alimento com muitas calorias.

Chás: Os chás possuem  a propriedade de estimular o funcionamento renal no corpo humano sendo diurético e auxilando  na eliminação de substancias tóxicas ao organismo da pessoa. No processo de emagrecimento os chás atuam favorecendo  a baixa ingestão de alimentos o que reduz assim as calorias totais consumidas pelos indivíduos. Vários chás apresentam essas funções sendo que o chá verde é o que mais se destaca por ser o mais conhecido pelo público em geral.

Chá Verde: O chá verde é um excelente aliado na luta das pessoas que desejam perder peso, em virtude de sua propriedade de redução da absorção do açúcar  pela corrente sanguínea, dinamizando os processos do trato intestinal e acelerando o metabolismo auxiliando no processo de perda calórica. Deve ser consumido com moderação.

Vale ressaltar que a água além de hidratar o organismo ainda consegue reduzir a sensação de fome das pessoas. Os especialistas em geral recomendam a ingestão de oito copos mais ou menos de água diariamente, pois segundo eles com esse consumo há uma perda de cerca de duzentas calorias por dia. O consumo de alimentos que emagrecem associados a prática regular de atividades físicas contribuem para a perda de peso saudável.

Por Salete Dias