Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Estômago e alimentação

O estômago é um órgão do aparelho digestivo, ele se localiza após o esôfago. Esse órgão armazena por um curto período de tempo os alimentos, ele tem como função facilitar a digestão para que os alimentos sejam melhor absorvidos no intestino.

Uma mal alimentação, o uso de medicamentos, infecção por Helicobacter pylori, excesso de álcool, cigarro e algumas patologias são fatores que podem desencadear o comprometimento desse órgão através de inflamações (gastrite) ou até mesmo um câncer de estômago.

Dores no estômago, náuseas e vômitos, azia são sintomas que podem significar que existe algum problema no seu estômago, nesses casos recomenda-se procurar um médico e relatar de forma detalhada os sintomas. Porém, algumas medidas podem evitar o aparecimento de problemas, a dieta é fundamental para a saúde do estômago, alguns alimentos são fortes aliados na manutenção da saúde desse órgão.

Alimentos que favorecem a saúde do estômago

  • Uma alimentação pobre em vitaminas principalmente A e C é um fator que contribui para o surgimento de câncer de estômago, enriqueça sua dieta com alimentos que sejam fontes dessas vitaminas.
  • O elevado consumo de alimentos industrializados, que apresentam conservantes, enlatados e embutidos favorecem o surgimento de patologias no estômago, logo é importante que estes alimentos sejam evitados.
  • Uma substância presente no couve, brócolis e repolho combate problemas como úlceras e gastrite.
  • A banana e a aveia conferem uma característica ao estômago de resistência a acidez, garantindo um efeito protetor a parede estomacal.
  • Algumas bebidas como café, chá mate e preto aumentam a produção do suco gástrico portanto, elas devem ser consumidas com moderação.
  • O mamão papaya em jejum auxilia na melhora dos sintomas da gastrite.

Além desses cuidados com a alimentação é importante evitar o fumo e o álccol, a prática de exercícios físicos bem como evitar o estresse também é importante. Caso o indivíduo sofra com depressões e outros problemas emocionais faz-se necessário procurar um psicológo que promova um tratamento adequado pois fatores emocionais também podem desencadear problemas de estômago.