Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dicas para manter a saúde do coração

O coração é um órgão que se localiza na cavidade torácica, no meio do peito um pouco deslocado para esquerda. Ele bombeia o sangue para todo o corpo, esse órgão de constante atividade é fundamental para que haja vida. Através de uma alimentação e uma vida saudável você pode diminuir os riscos de desenvolver alguma doença cardíaca que possa comprometer o funcionamento do coração.

Dicas para manter a saúde do coração

  • Diminua o consumo de gorduras – As gorduras principalmente as saturadas podem causar o entopimento das artérias, este fator pode contribuir para infarto do miocárdio e derrames. Procure sempre observar os rótulos dos alimentos para verificar a quantidade de gordura presente neles.
  • Diminua o consumo de sal – Muitas pessoas sabem que não devem adicionar sal ao alimento já pronto, porém o que muitas não sabem é que os produtos industrializados contém uma grande quantidade de sal assim como os também os refrigerantes.
  • O consumo de peixes, frutas, verduras, legumes e fibras deve ser incentivado. Esses alimentos contribuem para o bom funcionamento do organismo. As fibras (pão integral, aveia, granola) auxiliam na eliminação do colesterol ruim do organismo.
  • É importante também evitar a obesidade, ela é um fator determinante para o surgimento de diversas doenças do coração.
  • Dê preferência a leites e derivados desnatados e carnes magras, sem gordura aparente, cozida ou grelhada.

Todos esses cuidados com a saúde do coração devem incluir a prática de atividades físicas, antes de iniciar uma atividade procure um médico para que ele possa estabelecer o seu limite de esforço através de exames especializados. É importante também manter-se longe do cigarro, realizar exames de rotina e verificar a pressão arterial periodicamente.