Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentação saudável para o fígado

Olá outra vez pessoal! Bem hoje estava questionando-me quais a principais funções do nosso fígado, e com isso descobri que o fígado é grande responsável pelo metabolismo do nosso corpo. Onde uma das suas principais funções é filtrar o sangue e purificá-lo de diversas impurezas e toxinas, produção de plaquetas, transformação da amônia na toxina ureia que é expelida em forma de urina ou através do suor.

Além disso ainda produz as proteínas, responsável por guardar minerais, vitaminas e glicose, faz o processo de sintetização do colesterol, produção de um auxiliador da digestão de lipídios no nosso organismo, que é a bile.

Ele é também um dos maiores órgãos do corpo humano, em um adulto o fígado pode chegar a cerca de 2kg, está localizado no lado direito superior da barriga, embaixo do diafragma. Basicamente é o nosso regulador fisiológico, e para funcionar a todo vapor, é necessário algumas exigências nos hábitos do cotidiano.

Se determinada pessoa é adepta ao consumo de alimentos que tenham bastante gordura e/ou conservantes, álcool e cafeína, e as ingerem com frequência. É importante que tenham mais atenção e cuidado pois se continuar nesse costume e ritmo de alimentação, pois você será um forte candidato a obter doenças no fígado, por conta destes hábitos que influenciam na intoxicação do órgão, e posteriormente do restante do organismo.

As principais doenças que podem ser contraídas no fígado são:

  • Hepatites A, B, C, Delta, E, F e G
  • Câncer no fígado
  • Cirrose
  • Fígado cardíaco
  • Fibrose

Como todo produto da ingestão de determinado alimento passa pelo fígado. É extremamente importante ter uma alimentação saudável, para manter o mesmo em pleno funcionamento.

Como o fígado é um dos poucos órgãos do nosso corpo que tem a característica de regeneração, ele consegue enfrentar alguns ‘choques’ fortes, como o consumo de álcool, por exemplo. Mas caso exista a possibilidade do rompimento da camada que cobre e protege o fígado, e assim ocorrer o rompimento do do tecido do fígado.

Acarretando em lesões de altos níveis, podendo provocar o risco de vida de um ser humano. Porém se a pessoa conseguir sobreviver a isto o próprio fígado ‘auto-ajuda-se’ pois o mesmo começa o processo de regeneração será veloz. Vejamos agora como ter uma alimentação saudável para o fígado.

Deve preferir o consumo de alimentos ricos em fibras, a fim de auxiliar na exclusão das toxinas excretadas pelo fígado, os legumes, verduras e frutas são bons exemplos de alimentos reguladores e desintoxicantes naturais.

O consumo de álcool deve estar em níveis moderado ou de baixo consumo, pois as bebidas com álcool em sua maioria quando ingeridas de maneira incorreta causam o surgimento da cirrose hepática, que gera feridas em todo o tecido do fígado e quanto mais agrava o quadro da doença o órgão vai sendo ‘corroído’ pelo problema.

As fontes de ácidos graxos na alimentação, também são bem vindas pois a mesma combate os radicais livres e em decorrência disso reduz o risco de obter câncer de fígado. Alimentos que contém essas substâncias como, óleos vegetais, peixes, cereais, entre outros.