Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Tudo sobre obesidade: Causas, tratamento e prevenção

Ser obeso é diferente de estar acima do peso. As pessoas que estão acima do peso correm perigo de se tornarem obesas, mas sua saúde ainda não está em um grande risco. A obesidade é uma condição em que excesso de gordura corporal se acumulou a tal ponto que há efeitos negativos sobre sua saúde.

obesidade pode levar a doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer, apnéia obstrutiva do sono e outras doenças. Como resultado, a expectativa de vida é reduzida. A obesidade é geralmente causada por uma combinação de consumo de calorias em excesso, não se exercitar o suficiente, e de predisposição genética. Em casos raros, pode ser causada apenas pela genética, motivos de saúde ou doença psicológica.

Os principais tratamentos para combater a obesidade são dieta e exercício. Se estes tratamentos não funcionam, alguns medicamentos podem ser prescritos. Em casos graves, a cirurgia bariátrica pode ser necessária. Nos países desenvolvidos, as pessoas de menor classe sócio-econômica são mais propensas a tornarem-se obesas enquanto nos países subdesenvolvidos, pessoas de alta classe sócio-econômica têm maior probabilidade de serem obesas.

Nos EUA, o principal problema é que parte da dieta alimentar é preenchida com alimentos pouco saudáveis. Fast food é bastante popular, por ser relativamente barato e de bom sabor, apesar dos problemas que pode causar à saúde. Além disso, as pessoas nos EUA levam uma vida sedentária todo o tempo, em vez de caminharem mais e se exercitarem melhor.

Problema de saúde pública

Devido à crescente taxa de obesidade entre adultos e crianças, é vista como um problema de saúde pública. Dentro das últimas décadas, a obesidade quase dobrou nos adultos e quase triplicou entre os adolescentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que vai se tornar mais um problema de saúde pública, ao lado de doenças infecciosas e desnutrição.

A obesidade é considerada um problema de saúde pública pois é tão prevalente e onerosa para o tratamento devido aos inúmeros efeitos negativos que ela provoca. Programas de saúde pública visam descobrir o que provoca a obesidade e, em seguida, corrigir esses problemas. Por exemplo, os programas públicos de tratamento da obesidade incluem aqueles que defendem uma merenda escolar mais saudável promovida pelo governo federal e limitar o acesso a lanches gordurosos e doces nas escolas. Os governos estão também construindo mais parques e instalações recreativas para incentivar a atividade física.

Enfim, a obesidade é um problema global que precisa ser tratada, porque está nos matando. Agora, até mesmo as crianças estão aprendendo os maus exemplos dos adultos na sociedade moderna, comendo alimentos não-saudáveis e levando uma vida sedentária. Temos de levar um estilo de vida mais ativo e comer melhor para acabar com a obesidade, bem como impulsionar mais programas governamentais que possam lutar por essa causa.