Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Obesidade Tratamento da obesidade em São Paulo

Tratamento da obesidade em São Paulo

Não é à toa que uma das maiores preocupações dos órgãos de vigilância sanitária no mundo todo é quanto ao tratamento da obesidade: o número de pessoas acima do peso cresce muito rapidamente, ano após ano. A obesidade, uma doença causada pelo crescimento exagerado do peso de uma pessoa, geralmente devido ao acúmulo excessivo de gordura, deve ser tratada o quanto antes, principalmente em grandes cidades brasileirascomo São Paulo, onde o número de pessoas obesas é ainda maior.

Quando se trata de obesidade, muitos são os vilões responsáveis pela mesma, desde nossa própria carga genética à adoção de um estilo de vida mais sedentário ou uma alimentação nada saudável. Aos poucos, a gordura vai acumulando-se em nossos tecidos adiposos e até mesmo em nosso sistema circulatório, onde pode representar um grande risco para nós.

A obesidade pode ser muito prejudicial ao seu portador. Primeiro porque contribui para o desenvolvimento de outras doenças crônicas não-transmissíveis, como hipertensão arterial e o diabetes. Segundo porque pode prejudicar o sistema ósseo-muscular de quem é obeso, uma vez que sobrecarrega toda essa estrutura.

E se já nos preocupamos quando o assunto é obesidade em geral, mais alarmante ainda pode ser saber que muitas crianças, hoje, já se encontram obesas. É, a obesidade infantil é um grande problema a ser enfrentado pelas autoridades competentes, pois pode prejudicar e muito o crescimento da criança, bem como o seu desenvolvimento social.

Quando desenvolvendo-se desregradamente, a obesidade pode atingir um alto nível conhecido como obesidade mórbida, onde pode ser necessário muito mais do que somente dieta e exercícios para que se volte ao normal.

E se a situação é ruim em todo o Brasil, o que dizer então sobre as grandes cidades, onde a vida estressante combinada com as facilidades de acesso a alimentos industrializados muito gordurosos (os chamados fast foods) formam uma combinação quase explosiva. E é por isso que cada vez mais clínicas e hospitais paulitas estão preocupados com o tratamento da obesidade na região.

Mas seriam realmente só os fast foods os responsáveis pelo sobrepeso no estado de São Paulo? Há outras possíveis razões? Talvez. Entretanto é certo que estão ocorrendo muitos exageros alimentares por parte da população e mudar tais hábitos, isto é, praticar uma reeducação alimentar em toda a população, será uma tarefa bastante difícil.

Em certos casos, o tratamento da obesidade em São Paulo pode recorrer à cirurgia bariátrica, intervenção cirúrgica com forte impacto na vida da pessoa, geralmente empregada quando não há outras soluções que possam ter bons resultados.

Em São Paulo-SP, há muitas hospitais e clínicas oferecendo tratamento de obesidade. Caso você se encontre nessa situação, lutando contra o problema da obesidade, busque apoio hoje mesmo de profissionais sérios que o ajudarão a separar tal problema.

 

TopBack to Top