Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Tipos de obesidade

A obesidade é uma doença crônica que é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, ela é uma das doenças que atualmente têm crescido muito entre a população mundial de todas as idades, o que se torna um problema grave já que a obesidade contribui para que diversas doenças sejam geradas. Podemos encontrar diversos tipos de obesidade que irão variar de acordo com o IMC do indivíduo, no entanto existe outra classificação que sugere os tipos de obesidade de acordo com os fatores que desencadearam a doença.

Tipos de obesidade de acordo com o IMC

Através do cálculo do IMC que se dá através do peso dividido pela altura ao quadrado (kg/m²) o indivíduo pode saber qual o seu grau de obesidade.

Quando o IMC está abaixo de 25 o indivíduo adulto é considerado dentro do peso ideal, no entanto quando o IMC está entre 25 – 29,99 o indivíduo é classificado como sobrepeso. Quando o indivíduo recebe esse diagnóstico ele deve ficar atento pois está a um passo da obesidade; logo é importante que ele modifique o seu estilo de vida, procure um médico para verificar o estado de saúde e a partir desse momento iniciar mudanças alimentares e a prática de atividades físicas.

Quando o IMC do indivíduo está entre 30 até 39,99 ele é classificado como obeso. Nesse estágio a pessoa já se encontra obesa e muita das vezes apresenta problemas de saúde relacionados a doença. Nesse momento o tratamento da obesidade já deve ser iniciado para que esse quadro de risco seja revertido. Acima de 40, o IMC é classificado como obesidade mórbida e esta é a forma mais grave da doença, onde muita das vezes diversos tratamentos não surtem efeitos sendo necessário intervenção cirúrgica para reverter o processo.

Essa classificação é importante pois auxilia o indivíduo a controlar o seu peso e se manter longe da obesidade, no entanto é importante que as pessoas conheçam essa classificação e tentem corrigir os problemas relacionados ao peso a medida que eles forem surgindo.

Tipos de obesidade de acordo com os fatores que desencadearam a doença

Comportamental – Nesse tipo de obesidade o indivíduo apresenta um comportamento sedentário, além disso apresentam uma predisposição genética para engordar, mesmo que ele não apresente um consumo excessivo de alimentos como não pratica exercícios, tende a acumular gordura facilmente.

Genética – Uma pequena parcela da população apresenta problemas no metabolismo que geram a obesidade, nesse caso é necessário que o indivíduo seja acompanhado por um endocrinologista.

Psicológica – Esse tipo de obesidade tem como base a compulsão alimentar que é gerada mediante situações que alteram o estado psicológico do indivíduo como depressão, ansiedade e diversos problemas emocionais. Nesse caso é importante que o indivíduo busque um auxílio psicológico.

Nutricional – Esse o tipo mais comum da obesidade, onde o indivíduo ingere alimentos de forma excessiva além disso são alimentos hipercalóricos e ricos em nutrientes que causam a obesidade. A dieta desequilibrada é causa desse tipo de obesidade.

Os tipos de obesidade podem receber classificações diferentes, no entanto seja qual for o tipo, é importante evitar essa doença que gera diversas alterações negativas a saúde.