Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Sete maneiras de evitar a obesidade

Para evitar a obesidade, muitas vezes é necessário que você conheça alguns hábitos que devem ser evitados, assim como também é importante conhecer algumas atitudes que devem ser levadas a diante. Um plano alimentar diário a ser seguido, muitas vezes é essencial, pois faz com que o indivíduo tenha mais responsabilidade bem como tenha uma meta a ser cumprida todos os dias. Aos poucos, a  pessoa incorpora esses hábitos em sua vida e o planejamento de uma boa alimentação torna-se algo que já faz parte do cotidiano do indivíduo.

Sete maneiras de evitar a obesidade

  1. Evite a compulsão por doces – O açúcar tem sido frequentemente associado a diabetes, obesidade, problemas do coração e até mesmo câncer. No entanto, o consumo exagerado de alimentos doces ainda é uma realidade principalmente entre crianças e adolescentes. Durante o dia, a necessidade de consumir algo doce entre as refeições é praticamente incontrolável, e esse hábito sem dúvida, leva ao aumento da obesidade.
  2. Evite pensar negativamente – Muitas pessoas já começam uma dieta acreditando que ela não vai dá certo, ou que não conseguirá completá-la até o fim. É muito importante que o psicológico do indivíduo esteja em sintonia com o que se deseja,  para que a dieta seja um sucesso.
  3. Não exagere no consumo de remédios para emagrecer – Os medicamentos utilizados para emagrecer são muitas vezes prejudiciais ao organismo, principalmente quando são utilizados sem prescrição médica. Muitas pessoas que utilizam remédios para emagrecer, voltam a engordar drasticamente quando param o uso da medicação. É importante que todo o tipo de medicamento, só seja utilizado com prescrição médica.
  4. Não pule refeições – O ideal é que o indivíduo realize de 5 a 6 refeições diárias. Isso inclui, além das três principais refeições, os lanches que deverão ser feitos nesses intervalos entre uma grande refeição e outra. Esse hábito evita que o indivíduo venha consumir uma grande quantidade de alimentos nas principais refeições, no entanto é importante ressaltar que os lanches feitos nesses intervalos deve ser um suco, uma fruta, uma barra de cereal, entre outras opções pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais.
  5. Beba muita água – A água é essencial para manter o organismo hidratado, no entanto ela também apresenta outras funções de tão relavada importância quanto a hidratação. Para que as impurezas do organismo sejam eliminadas por completo, beber muita água é fundamental, além disso essa bebida também atua no transporte de nutrientes bem como na absorção e aproveitamento correto de muitos deles. Por exemplo, para obtermos os benefícios disponíveis com a ingestão de fibras é fundamental que o indivíduo beba muita água.
  6. Consulte um médico regularmente – Consultar um médico regularmente é importante não só para evitar a obesidade, mas também para evitar outros tipos de doenças. Através dos exames realizados periodicamente, é possível detectar quando o indivíduo encontra-se ainda em sobrepeso e a partir desse momento algumas atitudes para evitar a obesidade já podem ser levadas em consideração.
  7. Pratique atividades físicas e alimente-se de forma saudável – Praticar exercícios físicos é uma das formas mais eficazes de combater a obesidade. O ganho de peso excessivo está diretamente relacionado ao sedentarismo, pois quando o indivíduo pratica exercícios físicos, ele consegue gastar uma parte das calorias adquiridas através da alimentação. Assim como os exercícios, a alimentação saudável também é de extrema importância para evitar a obesidade. Consumir alimentos como frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, sucos de frutas ao invés de refrigerantes, frituras e doces em excesso, é importante para evitar a obesidade.
As sete maneiras de evitar a obesidade são importantes no que diz respeito a qualidade da saúde do indivíduo. Evitar a obesidade é um ato necessário para que a pessoa possa aproveitar a vida plenamente, com disposição e saúde. A obesidade além de ser capaz de provocar outros tipos de doenças, como diabetes, hipertensão, problemas no coração, entre outras; ela também promove em muitos casos, problemas psicológicos, pois o indivíduo tem dificuldades de relacionar-se com outras pessoas por conta da baixo auto estima que apresenta.
As setes maneiras de evitar a obesidade também são importantes para serem aplicadas durante a infância. Atitudes como incentivar as crianças a praticarem atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, fazer lanches saudáveis e na hora certa, devem ser ensinadas às crianças para que elas possam mais tarde conhecer a importância de evitar a obesidade.