Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Restrições à sibutramina e outros emagrecedores

Restrições à sibutramina e outros emagrecedores

Segundo o portal G1 da Globo, a Anvisa já oficializou as restrições ao uso da sibutramina, bem como vetou o uso de alguns emagrecedores, como o femproporex, anfepramona e mazindol. A medida foi publicada no dia 10 de outubro de 2011, segunda-feira, como parte da estratégia de controle sanitário.

Caso não conheça a sibutramina, saiba que se trata de uma substância no tratamento da obesidade, isto é, para casos em que perder peso não é somente uma questão de estética, e sim de manutenção da saúde. Um dos medicamentos onde a sibutramina pode ser encontrada é o Reductil, onde até 83,7% de cada dosagem é puramente essa substância. A sibutramina pode ser apresentada na forma de sal anidro ou de cloridrato monoidratado.

Restrições à sibutramina

A partir da publicação oficial, qualquer medicamento que contenha sibutramina não poderá ser receitado em dosagem diária acima de 15 mg. Além disso, o médico terá uma maior responsabilidade, devendo preencher um termo de responsabilidade quanto recomendar esse medicamento.

A Anvisa também lembra que tais medicamentos deveriam ser consumidos somente por pacientes obesos com IMC maior ou igual a 30, participantes de algum programa de gerenciamento de peso acompanhado por medidas de reeducação alimentar e introdução de exercícios físicos. Além disso, passa a haver um prazo máximo de dois anos para seu consumo, quando então deverá ser interrompido.