Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Prós e contras do tratamento da obesidade com medicação

A obesidade é uma condição em que uma pessoa adquiriu bastante gordura corporal ao longo de um determinado tempo. Nem todos os obesos são extremamente gordos a olho nu, entretanto o indivíduo pode ser classificado como obeso de acordo com o seu IMC. O objetivo do tratamento da obesidade é alcançar e manter a perda de peso para a pessoa. As opções para o tratamento vêm em diversas formas. O tratamento da toxicodependência (tratamento a base de medicação) é uma das formas e é recebido com críticas por alguns profissionais e consumidores.

Medicação para diminuir o peso

Existem vários medicamentos promovidos para este tipo de tratamento. A maioria são recomendados para ser acompanhados por exercícios e uma boa dieta. Estas ofertas de medicamentos vêm em diferentes formas e funções. A maioria, senão todos, desses tratamentos com drogas são recomendados por médicos que acreditam que os pacientes vão responder bem a esses medicamentos.

Algumas pessoas estão somente um pouco acima do peso, já outras se encontram com o IMC de sobrepeso, que é o primeiro passo para que o indivíduo se torne obeso. Muitas dessas pessoas só precisam tomar uma atitude, controlar seus hábitos alimentares e realizar exercícios físicos, e é por isso que usar medicamentos para controlar a vontade de comer não é recomendado por alguns médicos.

Benefícios do tratamento da obesidade com medicação

Estes tratamentos com medicação é benéfico para aqueles que reagem bem e necessitam dessa forma de tratamento. A perda de peso a partir desta maneira não é a certeza de também afetar positivamente a saúde do indivíduo, que costumava ser obeso. A perda gradual de peso promovida por um tratamento acompanhado por profissionais é também um período de tempo saudável. As drogas para obesidade, também não são tão caras como a cirurgia para tratar dela, que é outra razão para que estes sejam os preferidos por algumas pessoas, além de ser um método menos invasivo.

Armadilhas do tratamento com remédios para pessoas acima do peso

Há também efeitos negativos do tratamento da obesidade com medicamentos. Como a maioria das pessoas vão dizer “drogas quase sempre têm efeitos secundários negativos”, especialmente se estes são drogas fabricadas a partir de substâncias sintéticas. A dependência é também uma outra coisa a se considerar além do tratamento de terapia da obesidade pela toxicodependência. Os ingredientes de alguns dos medicamentos são ilegalmente usados para fabricar os remédios e assim tratar a obesidade ou para perder peso, estas substâncias ilegais podem provocar a dependência nas pessoas, bem como elevar a freqüência cardíaca.

Outras opções de tratamento com remédios também pode ter efeitos secundários alarmantes que podem ser constrangedoras, como flatulência e síndrome do intestino irritado. Algumas pessoas ficam reclusas devido a esses efeitos colaterais, e acabam por abandonar o tratamento após as dificuldades encontradas no caminho.

Considerações finais

A maioria das pessoas obesas adquiriram essa doença por meio de hábitos de vida persistentes por anos em sua vida, entretanto quando buscam um tratamento para perder peso, querem que isso ocorra de uma hora para outra. É importante ressaltar que o tratamento para obesidade é algo lento e gradual alcançado mediante o esforço do indivíduo e de profissionais envolvidos no processo.