Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Obesidade e musculação

A prática de atividades físicas é sem dúvida uma importante forma de combater a obesidade além de manter o indivíduo saudável. A preocupação por parte das autoridades de saúde com relação ao aumento da obesidade é constante, visto que este problema gera no organismo uma série de alterações consideradas maléficas a saúde. Sendo assim, mediante o aumento da obesidade no mundo, é comum que as formas de combatê-la sejam divulgadas e seguidas por aqueles que sofrem com a doença.

Obesidade e musculação

Muitos ainda acreditam que a musculação não exerce um papel muito importante no processo de emagrecimento, no entanto ela já é considerada uma importante aliada para quem deseja emagrecer. Muitas pessoas acreditam que a musculação faz com que o indivíduo aumente o seu peso, logo quando desejam emagrecer tratam logo de procurar outro tipo de atividade física; no entanto vale ressaltar que a musculação auxilia a baixar o percentual de gordura corporal além de evitar que o indivíduo perca massa muscular ao invés de gordura.

Quando o indivíduo realiza dieta para emagrecimento mas não realiza exercícios físicos ele acaba por perder tecido muscular, vale lembrar que  isso também ocorre quando a pessoa realiza dietas muito restritivas. Outro ponto que destaca a importância da musculação no processo de emagrecimento é que a presença de massa muscular no organismo que acelera o metabolismo basal.

A dieta é sem dúvida muito importante para a perda de peso, não adianta o indivíduo consumir uma grande quantidade de alimentos calóricos e malhar bastante. Deve sempre haver um equilíbrio entre o que o indivíduo ingere e o gasto calórico promovido pelas atividades físicas e pelas atividades desempenhadas durante o dia. Tudo deve existir em equilíbrio, tanto a alimentação do indivíduo quanto a prática de exercícios, nada deve ser feito em excesso pois o resultado obtido não será bom ao organismo.

A obesidade é uma doença crônica que deve ser evitada a cada dia, é importante o indivíduo sempre manter-se dentro do peso ideal para a sua altura e procurar alimentar-se corretamente. A alimentação saudável deve ser algo incorporado a vida do indivíduo, pois mesmo que este procure cirurgias e outros métodos para emagrecer, caso não mantenha uma dieta saudável o problema da obesidade poderá persistir no indivíduo.

É importante ressaltar que a musculação pode contribuir para uma perda de peso mais saudável pois ela facilita a perda de gordura e não de tecido muscular, outros tipos de exercícios aeróbicos também podem ser aliados a musculação para proporcionar uma perda de peso mais efetiva. No entanto, antes de praticar qualquer tipo de atividade física todas as pessoas e principalmente os obesos, devem consultar um médico para realizar uma avaliação do seu estado geral de saúde e poder determinar quais os tipos de exercícios físicos estão disponíveis para o indivíduo, essa avaliação pode ser feita com o auxílio de um professor de educação física.

A obesidade pode ser evitada através da musculação, de uma alimentação saudável e de outros tipos de exercícios físicos. Vale ressaltar que é muito importante evitar essa doença pois ela causa diversos prejuízos a saúde do indivíduo.