Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

O Brasil está ficando mais gordo!

Essa é a verdade e não adianta fingirmos que não percebemos: o Brasil está ficando mais gordo! Isso está estampado no rosto de nossas crianças e adolescentes, que possuem shoppings e lanchonetes, juntamente com seus fast foods, como principal ponto de encontro e diversão.

Mas o fato é que cada vez que uma pesquisa séria é feita e comprova tais dados, mais ainda nos assustamos. Desta vez, foi uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, intitulada Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, realizada por telefone com mais de 50 mil adultos, que mostrou que a parcela da população acima do peso já é quase metade da população!

O número de gordinhos está subindo…

Segundo a mesma pesquisa, nos últimos três anos, o número de indíviduos acima do peso (mas não considerados obesos) aumentou cerca de 10%, já o número de obesos subiu bem mais: 22% para aquele mesmo período!

Os vilões da balança

Como sempre, péssimos hábitos alimentares e a falta de prática de exercícios físicos foram apontados como os principais vilões que estão levando nossa população a tornar-se mais obesa.

Abaixo, a lista das principais causas:

  • Ausência ou redução de frutas, verduras e legumes da alimentação;
  • Consumo excessivo de alimentos gordurosos e altamente calóricos como fast foods (hambúrgueres, batatas fritas, etc.), refrigerantes, doces e salgados em geral;
  • A falta de prática de exercícios físicos;
  • Adoção de um estilo de vida sedentário e propenso a stress e falta de sono regular;
  • A despreocupação da população em relação à obesidade – as pessoas estão encarando o excesso de peso como algo natural;
  • Escolha sempre por alimentos prontos, fáceis de preparar;

Mas as aparências enganam…

Quem vê as pessoas acima do peso podem pensar que elas estão ao menos bem alimentadas, mas não estão. Apesar do sobrepeso, o brasileiro ainda sofre muito com a falta de muitos nutrientes.

O sobrepeso não é resultado do acúmulo de diversos nutrientes importantes, mas sim do acúmulo de gordura. Desta forma, uma pessoa pode estar acumulando muita gordura em seu organismo embora não esteja absorvendo os demais nutrientes.

Esse processo é conhecido como fome oculta, onde tal deficiência alimentar ataca de forma silenciosa, causando mau funcionamento do organismo e podendo levar às DCNTs (doenças crônicas não-transmissíveis).

Todo cuidado é pouco, então, para tentar fugir do sedentarismo e dos maus hábitos alimentares e, assim, não engrossar essa parcela da população que está transformando o Brasil, o país do futebol e do samba no “país das empadinhas e refrigerantes”.