Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Melhorando seu comprometimento com os exercícios físicos no combate à obesidade

Quem busca nos exercícios físicos uma forma de combater a obesidade já deve conhecer bem esse filme. Você começa a correr e, uma semana depois, já nem se lembra mais aonde estão os seus tênis para corrida. Começa a ir para a academia e, um mês depois, o seu instrutor o telefona perguntando por que você não tem mais aparecido por lá. Bem, isso é muito fácil de acontecer, pois quando não estamos realmente comprometidos com algo, acabamos por encontrar outros “afazeres mais importantes”. Para que isso não ocorra, aqui estão algumas dicas para que se prepare melhor para a prática de seus exercícios físicos, ok?

#1 – Equipamento

Sem o equipamento adequado, é muito difícil manter-se motivado. Se você não possui um bom tênis para corrida, halteres em condições de uso ou uma boa bicicleta para pedalar, como garantir que continuará a usá-los após uma ou duas semanas de treino? Se você realmente quer aumentar as chances de sucesso em seus treinos, então você deveria ter o equipamento adequado. Muitos negligenciam neste ponto e, como consequência, acabam por desistir “no meio do caminho”. Não faça isso!

#2 – Estilo de treino

Cada um possui seu próprio estilo de treino. Alguns preferem caminhadas diárias, outros alternam entre corridas e musculação, enquanto outros podem procurar pelas últimas novidades em uma academia sobre body dance. Não importa como seus amigos preferem exercitar-se, procure sempre um estilo de treino que seja mais agradável a você. Se gosta de realizar uma boa caminhada, por que estressar-se fazendo algo que não lhe agrada? Claro, com o tempo, você pode introduzir novos tipos de treino vagarosamente, mas você deveria sempre começar por aquilo que mais o favorece.

#3 – Compromisso

Você precisa ter seriedade e compromisso com tudo aquilo que faz. Não adianta começar hoje uma atividade física e, amanhã, já estar procurando uma “boa desculpa” para adiar seu treino para outra hora ou mesmo outro dia. Uma vez definido o seu regime de treinamento, siga-o, inclusive traçando um cronograma adequado para o mesmo. Tenha seriedade naquilo que faz e você conseguirá resultados excelentes. Comece a “procurar desculpas” e você não verá resultado algum. Essa é a verdade.

#4 – Avaliação do progresso

Tão importante quanto o compromisso com aquilo que faz é mensurar seus resultados, de forma a criar novo ânimo em você. Qualquer um sente-se motivado a seguir com um programa de exercícios físicos quando começa a ver os resultados desejados. Então, se você não mensura periodicamente, como saber se está tendo progresso? Mensurar aqui não significa somente medir a cintura, o bíceps ou outra parte do corpo. Talvez a medida correta seja ver quantos quilômetros consegue percorrer ou verificar se já consegue entrar naquela calça que já não lhe cabia mais. A avaliação do progresso aqui deve estar intimamente relacionada com os seus objetivos.

Pronto, agora você já possui um monte de informações necessárias para que consiga executar seus exercícios de forma adequada! Agora é com você: é hora de sair e começar hoje mesmo a praticar mais exercícios, com compromisso e seriedade, e assim livrar-se do estigma da obesidade!