Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A obesidade mórbida

A obesidade caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, ela é considerada hoje um problema de saúde pública sendo que uma de suas principais características é a capacidade de gerar outras doenças. A obesidade mórbida refere-se a altos níveis de obesidade, quando o IMC do indivíduo alcança um valor de 40 para cima a obesidade é classificada como mórbida.

As implicações que esse alto grau de obesidade gera na saúde são inúmeras. O indivíduo que se encontra obeso apresenta uma maior tendência a desenvolver doenças do coração, diabetes mellitus tipo II, hipertensão, problemas psicológicos como depressão, trombose venosa, problemas nas articulações entre outras patologias que são comumente associadas a obesidade.

Causas da obesidade mórbida

As causas da obesidade mórbida são inúmeras dentre as quais pode-se destacar a ausência de atividade física e os hábitos alimentares do indivíduo, ela pode associar-se também a fatores genéticos e psicológicos. 

No caso da obesidade mórbida que é uma doença de curso crônico, pode-se notar que inicialmente a pessoa se encontra obesa ou com sobrepeso e permanece neste estado sem adotar as medidas terapêuticas necessárias para reveter este quadro, a tendência é que ela atinga um grau elevado de obesidade levando assim a condição de obeso mórbido.

Tratamento da obesidade mórbida

O tratamento mais recomendado para os obesos mórbidos é a cirurgia bariátrica. O paciente deve ficar atento ao fato de que o procedimento deve ser realizado por um profissional capacitado e de preferência com experiência no assunto, outro aspecto importante é que o indivíduo deve seguir todas as recomendações pré e pós operatórias recomendadas pelo médico e por toda equipe envolvida na cirurgia.

Como toda cirurgia, a bariátrica também envolve riscos por ser um procedimento de grande porte, no entanto, os riscos que o obeso mórbido apresenta são bem maiores quando comparado aos da cirurgia. A cirurgia bariátrica é um procedimento que só deve ser realizado em casos onde várias tentativas de perda de peso não tiveram sucesso, além disso a decisão deve ser tomada por um conjunto de profissionais da área de saúde, ou seja, por toda a equipe multidisciplinar envolvida no processo.

A prevenção da obesidade mórbida deve se iniciar na infância através da adoção de bons hábitos alimentares e do incentivo a atividade física.