Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Vitaminas Para o Cabelo

Vitaminas Para o Cabelo

Muito mais do que a função estética os pelos do couro cabeludo nos seres humanos tem a importante função de proteger a pele de possíveis agressões do meio ambiente. Para que o cabelo possa permanecer saudável ele precisa de hidratação e de nutrientes como as vitaminas por exemplo, que podem ser encontradas em diversos produtos cosméticos que são comercializados e principalmente nos alimentos que os indivíduos  consomem habitualmente. As vitaminas são essenciais para que o cabelo possa crescer e se desenvolver sem anormalidades em suas estruturas protéicas componentes .

Nutrição Capilar

Quando há uma deficiência de vitaminas no corpo humano por qualquer motivo o cabelo do indivíduo começa a ficar quebradiço, sem brilho, danificado, com anormalidades em suas estruturas e totalmente desnutrido. De acordo com especialistas nessa situação as cutículas do cabelo ficam abertas e por isso ocorre a queda dos fios capilares. Para  que o cabelo humano fique sempre nutrido e com aspecto saudável é recomendável que as pessoas supram suas necessidades de hidratação e nutrientes.

Os fios capilares necessitam de muita água e de vitaminas que podem ser encontradas em produtos para tratamento de cabelos, mas principalmente a vitaminas são encontradas em alimentos que devem ser consumidos regularmente pelos seres humanos, pois elas trazem benefícios não somente aos cabelos, como a pele e ao organismo em geral. Em virtude da agitação da vida moderna cada um adota um estilo de vida que se caracteriza por hábitos não muito saudáveis como por exemplo, a falta de atividades físicas, o vício do cigarro, a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e o alto nível de estresse; esses fatores provocam nos indivíduos severas carências nutricionais resultando no déficit da dosagem  de nutrientes diárias que são essenciais para a saúde do organismo humano.

Principais Vitaminas e Suas Funções no Cabelo

De acordo com especialistas na área de nutrição, algumas vitaminas são fundamentais para a manutenção de cabelos bonitos e nutridos. Esses nutrientes devem fazer parte da dieta adotada pelas pessoas para que essas substâncias quando ingeridas regularmente possam estimular o crescimento dos fios capilares evitando também a sua queda. Algumas das vitaminas recomendadas são:

  • Vitamina B2: Conhecida pela sua propriedade de favorecer o processo metabólico das proteínas, açúcares e gorduras no corpo humano,a vitamina B2 é considerada de extrema  importância para o crescimento saudável do cabelo nos indivíduos;
  • Vitamina A: Essa vitamina tem a capacidade de regular a multiplicação celular no organismo humano promovendo uma maior elasticidade nos fios capilares, ao mesmo tempo que regula a produção sebácea no couro cabeludo diminuindo a oleosidade e impedindo que em consequência  da oxidação produzida  as células se degradem;
  • Vitamina B5: De importância vital para reduzir a queda dos fios capilares, a vitamina B5 também apresenta a função de fortalecer o crescimento do cabelo.
  • Vitamina B6: A vitamina B6 é considerada de extrema importância para o crescimento saudável do cabelo e das unhas nos seres humanos, em virtude de sua atuação na produção de queratina para o corpo.

Coadjuvantes Importantes

Os especialistas na área ressaltam a influência dos  minerais, como coadjuvantes de extrema importância na manutenção dos fios capilares sempre nutridos e saudáveis, pois eles participam do processo metabólico das proteínas que são as estruturas formadoras dos fios capilares. Dentre os principais minerais estão o cálcio, o ferro e o zinco. O cálcio atua contribuindo para o processo metabólico de vitaminas e de ferro que são muito importantes para o crescimento capilar, além de contribuir para a produção de proteínas que são as estruturas que formam o cabelo, e por isso sua ausência no organismo humano provoca um fio capilar  frágil e muito quebradiço.

O ferro tem a função importantíssima de evitar a queda de cabelo principalmente nas pessoas do sexo feminino que tem uma demanda de maior reserva desse mineral no organismo do que os indivíduos do sexo masculino para que a raiz do cabelo fique  sempre nutrida. E finalmente o zinco que participa na síntese protéica sendo essencial para a manutenção dos cabelos  e das unhas saudáveis.

Considerações Finais

Para manter os cabelos sempre saudáveis, bonitos e bem nutridos as pessoas necessitam de uma alimentação rica em vitaminas  que possam suprir as carências do organismo humano, além da ingestão de muita água para manter o corpo sempre hidratado. Dessa forma o indivíduo  estará sempre saudável e com uma boa aparência resultante do cuidado com a nutrição adotada.

Por Salete Dias