Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Tipos de suplementos alimentares

Várias pessoas utilizam os suplementos alimentares muito mais por indicação de terceiros do que realmente por saberem os reais benefícios que os suplementos podem oferecer ao organismo humano. Os especialistas da área de nutrição recomendam uma alimentação balanceada com consumo de alimentos a cada três horas para a manutenção de um corpo saudável e o equilíbrio de nutrientes necessários ao individuo.

Devido  a praticidade em tomar suplementos pois fica muito fácil atingir essa frequência de alimentação do que preparar alimentos, os suplementos se tornarão uma opção ideal para quem deseja manter um corpo saudável , mas não dispõe de muito tempo. Existem vários tipos de suplementos alimentares, é o que veremos a seguir:

Suplementos a base de proteínas

Os que praticam treinos intensos de musculação ou  fisiculturismo necessitam em média para manter seu corpo em equilibrio de duas a quatro gramas de proteínas  para cada quilo de peso por dia. Nesse ponto é que os suplementos são bem mais prático pois o atleta consegue a quantidade ideal dos nutrientes ingeridos as cápsulas já preparadas dos suplementos. Além disso, várias pessoas apresentam problemas no trato intestinal que dificultam a quebra dos alimentos prejudicando a absorção alimentar.

Normalmente esse problema é resultante de um déficit nas enzimas que auxiliam essas quebras ou um  baixo nível de acidez. Esses problemas estomacais podem ser minimizados se a pessoa consumir de maneira adequada os nutrientes necessários a sua digestão. Os especialistas na área informam que a alimentação a base  de produtos orgânicos é a melhor maneira de nutrir o organismo humano, porém aqueles não tem tempo ou não pode dispor de produtos orgânicos, os suplementos alimentares são capazes de substituí-los com a mesma eficiência. Os suplementos alimentares protéicos são formados de aminoácidos que são elementos essenciais para o desenvolvimento dos músculos nos seres humanos.

Desse modo os praticantes de exercícios físicos, esportes e musculação devem incluí-los sempre em suas dietas alimentares, uma vez que necessitam de mais proteínas para seus processo metabólicos. Os especialistas orientam que o melhor horário para ingerir os suplementos alimentares é na hora das principais refeições, pois desse modo os nutrientes podem ser absorvidos de maneira mais eficaz pelo organismo humano.

Suplementos naturais

Os suplementos naturais podem ser definidos  como as substâncias  que fornecem ao organismo humano  nutrientes naturais, como por exemplo aqueles que são baseados em plantas ou ervas medicinais e são extraídos de árvores, vegetais e frutas cuja principal função é prevenir o aparecimento de complicações orgânicas.

Suplementos vitamínicos

As vitaminas têm a propriedade de melhorar a qualidade de vida dos seres humanos, por isso seu consumo regular é de extrema importância. Em pessoas onde haja déficit de vitaminas pode ocorrer alguns problemas como estresse ou cansaço constante, necessitando em virtude disso de uma reposição desses nutrientes. Porém os especialistas ressaltam que devido ao grande número de suplementos a base de vitaminas que são comercializados, os consumidores devem ficar atentos para comprar um produto adequado ao que seu corpo necessita.

Um alerta que os profissionais fazem é que os suplementos vitamínicos com concentrações muito altas de cafeína devem ser tomados com restrições pois podem provocar mais estresse ou maior sensação de cansaço. Algumas vitaminas que devem ser consumidas diariamente  de forma natural ou em forma de suplementos sendo que a principal é a Vitamina C  que auxilia na melhora do sistema imunológico do organismo humano, sendo de extrema importância para a manutenção dos ossos, pele e dentição das pessoas. Além disso, age regularizando os níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Vale ressaltar que as doses da vitamina devem ser divididas para evitar ingestão em excesso que podem provocar irritação do trato digestivo. Para auxiliar na absorção dessa vitamina pois o ideal é ingerí-la com os chamados complexos bioflavonóides ou com as vitaminas A e E para potencializar ainda mais seus efeitos benéficos ao organismo.

Considerações finais

Os suplementos alimentares são na verdade uma adição a alimentação que o indivíduo deve consumir por dia e que deve ser rica em nutrientes. Os suplementos alimentares são mais comuns entre atletas ou praticantes de  atividades físicas, porém é recomendável para todas as pessoas desde que sob acompanhamento de um profissional da área de nutrição ou nutrologia. São esses profissionais que podem orientar da melhor maneira possível como usufruir dos benefícios dos suplementos sem prejuízos ao organismo.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Proteínas

Zinco

O que são Multivitamínicos