Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Qual a melhor fonte de proteína?

Existem diversas fontes com informações diferentes sobre qual o nutriente mais importante na dieta para sua saúde. Na verdade, todos os nutrientes são importantes e devem ser ingeridos diariamente através de uma alimentação balanceada. Quando falamos de proteína, sabemos que existem diversas fontes desse nutriente, no entanto qual a melhor fonte de proteína? 

As carnes sem dúvida, são excelentes fontes de proteína, no entanto alguns fatores devem ser levados em consideração. Em primeiro lugar você deve descobrir qual é o melhor corte de carne e qual deles tem mais gordura. Na verdade, a raça de bovinos pode realmente fazer uma diferença muito grande no teor de gordura. Raças muito sensíveis, como Waygu, Kobe e Angus tendem a ter mais gordura do que as raças mais difíceis, como as vacas leiteiras.

O peito tende a ter mais gordura do que o filé. A composição exata de gordura de carne moída tende a ser listada na embalagem, mas nem sempre é possível determiná-la. Diferentes composições de gordura de carne moída são úteis para coisas diferentes. Para fazer um molho com carne moída ou bolo de carne, usar carne magra é útil para reduzir o teor final de gordura de sua alimentação, e para prevenir-se da necessidade de ter que se livrar dessa gordura no organismo várias vezes.

No entanto, alguns alimentos feitos com carnes exigem uma quantidade maior de gordura em sua composição, logo esses alimentos devem ser evitados.

Os alimentos mais nutritivos à base de proteínas podem variar, mas de um modo geral, a combinação mais barata que lhe dará uma proteína completa, e que combina todos os aminoácidos que você precisa é uma combinação de feijão e arroz.

Outra combinação comum é milho e feijão. Embora isso pareça complicado, a simples combinação de uma tortilla de milho com recheio de feijão será suficiente. Eles contêm muita fibra, minerais e vitaminas, bem como a proteína que você precisa. Eles também têm a vantagem de levar muito mais tempo para estragar e não precisar ser refrigerado, o que os torna muito mais convenientes. Existem muitas informações conflitantes sobre aonde você deve obter alimentos com proteína da melhor maneira.

Considerações finais

  • A quantidade correta de proteínas em sua dieta pode variar muito. A maioria das pessoas não precisa mais do que entre 50 a 80 gramas de proteína em sua dieta diária para manter suas necessidades básicas metabólicas.
  • Se você está se exercitando vigorosamente, geralmente pode usar cerca de 150 gramas de proteína por dia. No entanto, até um terço de suas calorias de um dia pode vir da proteína, sem qualquer efeito negativo.
  • Comer muita proteína em sua dieta, em vez de outras fontes básicas para o metabolismo, como carboidratos ou gorduras pode causar em seu corpo perda da energia, o que pode levar a um desequilíbrio perigoso do pH no sangue, fazendo com que ele se torne muito ácido, podendo interferir em funções básicas do corpo como o transporte de oxigênio.
  • A fonte mais barata e saudável de proteína é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, que á a combinação de arroz e feijão, mas isso não significa que você tenha que cortar a carne da sua dieta. Você apenas precisa ficar atento para não ingerir uma grande quantidade de carne, pois o excesso de qualquer alimento pode ser prejudicial a saúde.