Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

O que são Multivitamínicos

Os multivitamínicos também são conhecidos como polivitamínicos e consistem em complexos vitamínicos, de mais de uma vitamina, à base de minerais com a capacidade de suprir as demandas de nutrientes na dieta alimentar das pessoas.

Finalidade do uso de Multivitamínicos

As vitaminas e os  minerais são considerados pelos especialistas como nutrientes muito importantes ao corpo humano, que não é capaz de produzi-los naturalmente, tendo de ser ingeridos pela  alimentação consumida pelo indivíduo ou através da ingestão de multivitamínicos, que são nutrientes essenciais para as funções de contração muscular, produção energética, balanço hídrico e funcionamento cerebral.

Portanto, quando há um déficit desses nutrientes no organismo humano, podem parecer vários sintomas, como por exemplo: Queda do sistema  imunológico, fraqueza muscular e complicações nos tecidos do corpo humano responsáveis pela conectividade. Dependendo do objetivo que a pessoa quer alcançar com o uso de multivitamínicos, ela pode ingerir os micronutrientes que são necessários para as suas necessidades, por exemplo:

  • Para obter um aumento muscular, pode-se ingerir cobre,magnésio, cálcio, potássio, fósforo, vitamina C, zinco, vitamina D
  • Para adquirir mais resistência e energia deve-se ingerir multivamínicos com os seguintes micronutrientes: niacina, magnésio, ferro, sódio, tiamina, vitamina B12, potássio, riboflavona, entre outros
  • Para promoção da saúde mental , os indicados são vitamina B12 e ácido pantotênico
  • Para preservar a saúde, promovendo a longevidade deve-se ingerir Vitamina A, ácido fólico, cálcio, riboflavona,Vitamina B12, Vitamina C, Vitamina B6, Vitamina D e vitamina E.

Escolha Certa dos Multivitamínicos Comercializados

Vale lembrar que o consumo desses micronutrientes essenciais, podem ser obtidos também através de outros suplementos ou de alguns alimentos. Porém quem deseja fazer uso de multivitamínicos que são vendidos nas lojas deve tomar alguns cuidados para escolher o mais adequado à sua demanda. Algumas orientações para acertar nessa escolha são:

Multivitaminicos vendidos em cápsulas- Preferido por muitas pessoas pela facilidade em engolir, as cápsulas de minerais e vitaminas servem para suprir as demandas diárias dos indivíduos por micronutrientes
Multivitaminicos vendidos em tabletes- Possuem a mesma quantidade de vitaminas e minerais das capsulas,só que em foma de tabletes
Multivitamínicos antioxidantes- São os que apresentam a combinação dos minerais antioxidantes com o objetivo de proteger o organismo humano dos efeitos maléficos dos radicais livres, ajudando a pessoa a manter uma vida saudável.
Multivitamínicos contra o estresse- São aqueles que apresentam o objetivo principal de combater  os sintomas  de estresse e sua influência negativa no corpo humano.
Multivitamínicos para pessoas com mais de cinquenta anos- São aqueles indicados para suprir as demandas diárias de micronutrientes dos indivíduos com mais de cinquenta anos de idade.

Cuidados no Uso de Multivitanínicos

De acordo com especialistas em nutrologia, os multivitamínicos devem ser ingeridos com cautela e moderação, principalmente pelas pessoas que possuem algum tipo de problema clínico. No caso de mulheres gestantes é aconselhável que  consultem o médico que faz seu acompanhamento, antes de fazer uso de qualquer tipo de multivitamínico.

Vale ressaltar  que algumas deficiências sérias de vitaminas e minerais demandam tratamento médico e não devem ser tratadas somente com multivitamínicos, sob pena de agravar a situação do indivíduo. Alguns multivitamínicos podem ser tóxicos, se forem ingeridos altas doses de mineras e vitaminas como por exemplo,Vitamina D, Vitamina A, Vitamina B6, Potássio e Ferro que se consumidos em excesso são prejudiciais ao organismo.

Outro problema que os consumidores de multivitamínicos devem ficar atentos é com a interação medicamentosa, que pode ocorrer com o uso em conjunto com outros medicamentos. De acordo com os especialistas, o consumo normal de multivitamínicos para indivíduos adultos com objetivo de manutenção da saúde, não deve ultrapassar de mais de cem por cento da dose por dia do que é recomendada para cada micronutriente.

Recomendações Contrárias ao Uso de Multivitamínicos

As propriedades benéficas dos multivitamínicos para o organismo humano não é uma unanimidade entre os profissionais da área de saúde. Alguns especialistas informam que os micronutrientes importantes para o organismo humano, podem ser encontrados naturalmente em legumes, frutas e cereais. Além disso, o organismo produz os radicais livres  que são prejudiciais aos tecidos do corpo humano, pois aceleram o processo de envelhecimento.

Para combater a acúmulo desse radicais e consequentemente  retardar o envelhecimento, a indústria de alimentos passou a produzir os multivitamínicos. No entanto, de acordo com cientistas do Instituto de Saúde de Los Angeles no Estados Unidos, as pílulas que apresentam uma concentração de Vitamina E e C podem aumentar  a probabilidade da pessoa contrair câncer.

Para quem deseja fazer uso de multivitamínicos, recomenda-se uma consulta a um profissional especializado, para receber orientação sobre os reais benefícios desse suplemento.

Por Salete Dias