Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

O magnésio

De vital importância para o organismo dos seres humanosmagnésio é um mineral leve e resistente que atua em mais de trezentos processos orgânicos que são essenciais para os indivíduos como por exemplo: a contração dos músculos e a produção de ATP.

O magnésio é largamente consumido por pessoas que estão sempre ativas ou praticando atividades físicas pois ele auxilia na manutenção do funcionamento harmônico muscular, da densidade dos ossos e dos nervos; ajuda a prevenir as incômodas cãibras musculares, além de atuar no alívio de contusões.

Importância do magnésio para o organismo humano

O Magnésio é um mineral muito importante para todas as pessoas, mas principalmente para aquelas que praticam esportes ou atividades físicas, pois quando ingerido o magnésio traz benefícios como por exemplo, proporciona mais energia para a prática dos exercícios alem de promover ganho de massa muscular.

Essas propriedades benéficas são conseguidas em virtude da atuação do magnésio nos seguintes processos: auxílio juntamente com o cálcio na síntese de ATP; regulação da utilização e absorção de minerais, além da manutenção dos ossos fortificados e saudáveis; coopera para manter o bom funcionamento do sistema muscular, dos impulsos das células nervosas e das contrações musculares; ajuda na proteção contra as cãibras que é um problema bastante comum em pessoas que praticam atividades físicas.

Atuação do magnésio no corpo humano

De acordo com especialistas o magnésio atua em conjunto com o cálcio na manutenção do bom funcionamento muscular, uma vez que o cálcio promove a contração dos músculos enquanto o magnésio tem a função de relaxá-lo. Esse processo ocorre com todos os tipos de músculos tanto os lisos quanto os esqueléticos em toda a extensão corporal do indivíduo por isso no combate as cãibras alguns necessitam de cálcio e outros de magnésio, porém é muito comum a administração dos dois minerais em conjunto uma vez que eles estão interligados.

Vale ressaltar que para as funções neuromusculares bem como o controle dos músculos funcionarem de maneira harmônica no corpo humano vários minerais são necessários entre eles o magnésio, o potássio e o cálcio. Estudos científicos que foram realizados demonstraram que as pessoas de uma maneira geral esgotam com frequência as reservas de magnésio principalmente as que praticam treinos intensos, em situação de estresse ou em virtude de uma dieta alimentar incorreta.

Fontes de magnésio

Embora o magnésio seja de origem mineral ele é um elemento que está presente em uma quantidade considerável em alimentos como leguminosas, grãos de cereais, vegetais, amêndoas, nozes, frutos secos e nas sementes. Os especialistas informam que o farelo de trigo é uma das melhores fontes de magnésio conhecida, pois o farelo contém cerca de vinte vezes mais quantidade de magnésio do que o leite ou a carne bovina, por exemplo.

Em média quarenta por cento do que é consumido pelos seres humanos como a vitamina D, a lactose encontrada no leite e as proteínas favorecem a absorção de magnésio. Por outro lado se houver consumo excessivo de fósforo ou de cálcio a absorção do mineral fica comprometida.

Deficiência de magnésio no corpo humano

O déficit de magnésio nos seres humanos pode provocar os seguintes problemas: anorexia, ansiedade, anemia, agitação, alterações na pressão sanguínea, náuseas, sensação de fraqueza, tremores musculares, sensação de frio nos pés e mãos, desorientação mental, nervosismo, taquicardia, cálculos nos rins e em casos mais graves até alucinações.

Os especialistas recomendam um aumento na ingestão de magnésio se houver sintomas de insufiência renal, diarréias ou em casos de alcoolismo pois nessas condições podem ocorrer perdas significativas através das fezes ou urina do indivíduo.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

A vitamina B5

Complexo Vitamínico

Vitamina D