Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Nutrição em pacientes que fazem quimioterapia

Infelizmente, o número crescente de pessoas que sofrem de doenças crônicas como o câncer tem subido, aumentando a quantidade de pacientes que estão sofrendo com os efeitos colaterais da quimioterapia. Aqui estão algumas idéias úteis para garantir que você, ou um ente querido, obtenha os nutrientes os quais as pessoas submetidas à quimioterapia precisam. Muitos descobrem que tem de mudar os seus gostos, e eles não ficam mais interessados em comer comidas pesadas como carne vermelha.

Se este for o seu caso, é importante ter em mente que seu corpo realmente precisa de proteína para reconstruir as células saudáveis que foram danificadas pela quimioterapia, e por isso você deve usar fontes alternativas. Feijão, tofu, peixe e ovos são muitas vezes fontes mais leves que podem ser utilizados para complementar as suas necessidades alimentares. A combinação de arroz e feijão é particularmente eficaz para garantir que você obtenha todas as proteínas.

A constipação intestinal é um efeito colateral da quimioterapia. Comer muita fibra pode ajudar a aliviar os sintomas. Você não tem que tomar um remédio para constipação ou um punhado de ameixas secas, pode, por exemplo, comer pedaços de frutas deliciosas por um dia e ser suficiente para resolver seus problemas.

Tente frutas particularmente saborosas, como abacaxi, para compensar a diminuição da sensibilidade do seu paladar. Sem sentir o gosto é extremamente comum para as pessoas ficarem desidratadas. É ainda pior para pacientes de quimioterapia porque, com frequência suam mais e têm de usar o banheiro mais do que a maioria das pessoas. Se você não quer beber 10 copos de água pura por dia, pode beber água com sabor, sucos ou caldos.

Você ficará mais propensa a beber bastantes líquidos, se você estiver pensando no futuro. Também pode ser útil manter localizado próximo à mão uma garrafa de água, ao alcance de seu braço, para ficar mais fácil beber o líquido com frequência, ao invés de ter de atravessar a casa toda para chegar à geladeira. Comer carboidratos é uma boa maneira de auxiliar o seu corpo a usar os estimulantes hormonais do apetite.

Quando a glicose no sangue está baixa, você vai sentir fome por causa dos efeitos do glucagon. Quando sua glicose no sangue está elevada, você não vai sentir por causa dos efeitos da insulina. Comer carboidratos é uma boa maneira do seu corpo regular esses efeitos, e como consequência, você vai sentir mais fome regularmente, o que garante que você obtenha o alimento que você necessita.

Evite alimentos gordurosos, se você está tendo diarréia. As gorduras consumidas irão fazer você ter mais problemas de digestão devido à quimioterapia. É melhor comer mais frutas e vegetais para aumentar o seu teor de fibras até que tremine o procedimento. Na quimioterapia é difícil o bastante para verificar a quantidade de desconforto que você tem, devido aos efeitos colaterais.

Embora não possamos eliminá-los totalmente, você certamente pode minimizar sua perda de peso indesejado, problemas de apetite, problemas digestivos e perda de energia, certificando-se que você se alimenta somente do que precisa, seguindo estas ótimas dicas. Com sorte, você vai ser capaz de se recuperar rapidamente.