Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Minerais na alimentação

A alimentação, apesar de ser algo incorporado tão naturalmente em nossas vidas por ser essencial, envolve diversos fatores que a tornam ainda mais importante. Existem diversos tipos de nutrientes, que podem ser classificados em micro e macronutrientes, entre os micronutrientes estão as vitaminas e os minerais. Os minerais na alimentação desempenham papéis muito parecidos com os das vitaminas, e assim como elas são considerados essenciais à saúde. Os minerais participam do processo de produção de energia, de algumas reações orgânicas, participam do mecanismo de contração muscular e do equilíbrio de fluidos corporais.

Os minerais são encontrados em pequenas quantidades nos alimentos e devem ser obtidos diariamente na alimentação. Uma dieta variada é essencial para que todos os nutrientes, inclusive os minerais, sejam obtidos. Algumas fases da vida como gravidez e infância, exigem uma maior demanda de minerais e muitas vezes eles não são fornecidos somente através da alimentação. Por isso, é sempre bom ficar atento aos tipos de alimentos que estão sendo consumidos na dieta habitual.

Existem alguns minerais que destacam-se por possuir uma maior importância em nossa saúde, são eles:

Cálcio – O cálcio é um mineral que participa entre outras coisas, da formação e manutenção da estrutura óssea. Durante a infância ele é essencial no crescimento e formação dos dentes. Além de sua conhecida importância na manutenção da estrutura óssea, o cálcio também atua na contração muscular. Para suprir as necessidades desse mineral, a pirâmide alimentar recomenda a ingestão de três porções de leite ou derivados durante o dia. É importante escolher horários adequados para consumir os alimentos que são fontes de cálcio, pois quando ingeridos juntamente com os que são fontes de ferro, a absorção do cálcio pode ser prejudicada.

Ferro – O ferro é essencial na prevenção de anemia. Esse mineral participa da formação das células vermelhas do sangue, por isso quando ele está ausente no organismo ocorre a anemia ferropriva. A anemia é uma doença mais comum em mulheres do que em homens, isso ocorre devido ao período menstrual ao qual a mulher é submetida mensalmente. Em crianças nos primeiros dois anos de vida a anemia também é uma doença muito comum, nessa fase as crianças necessitam de uma grande quantidade de ferro, que geralmente não é fornecida pela alimentação. As gestantes também apresentam uma necessidade aumentada de ferro, por isso é recomendado o uso do suplemento de ferro durante toda a gestação, pois somente pela alimentação a mulher não consegue obter a quantidade adequada desse mineral.

O ferro pode ser encontrado em carnes vermelhas, leguminosas, fígado, entre outros alimentos. Os alimentos que são fontes de vitamina C, possuem a propriedade de aumentar a absorção de ferro quando consumidos simultaneamente.

Zinco – O zinco é um mineral que atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, ele também promove a cicatrização de feridas e reparo de lesões. É comum encontrarmos suplementos de vitamina C acompanhados de zinco, é importante lembrar que o zinco assim como a vitamina C atua no combate de gripes e resfriados.

Outros minerais:

O sódio merece um destaque especial, pois apesar de ser um  mineral muito importante que atua na transmissão nervosa e equilíbrio dos fluidos corporais, o consumo desse mineral ocorre geralmente em excesso, pois ele é encontrado em alguns alimentos, como os industrializados, em altas concentrações. O sódio em excesso causa problemas crônicos de saúde como a hipertensão arterial, por isso recomenda-se que esse excesso seja evitado.

Através de uma dieta equilibrada é possível obter os minerais necessários a saúde. Os excessos de minerais e vitaminas devem ser evitados, por isso a suplementação destes nutrientes só deve ocorrer mediante a prescrição médica ou nutricional. Os minerais na alimentação garantem um bom funcionamento do organismo além de prevenir o aparecimento de doenças.

 

 

If you liked that, check these...

Alimentos ricos em proteínas

Vitamina A

Granola