Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância dos carboidratos para atletas

A importância dos carboidratos para atletas consiste como forma de garantir energia para o desempenho esportivo. Os carboidratos são essenciais no fornecimento de energia para os músculos e sistema nervoso, ele desempenha outras funções no organismo, porém a função energética é fundamental para a performance do atleta, especialmente para aqueles que praticam atividades de elevada intensidade.

É evidente que os carboidratos melhoram o desempenho dos atletas na competições, entretanto alguns dados científicos mostram que a grande parte dos atletas não ingerem a quantidade ideal de carboidrato que o organismo necessita para realização da prática esportiva. Alguns estudiosos do assunto recomendam um elevado consumo de carboidratos em relação ao valor energético total da dieta, no entanto isto não é uma regra a depender da intensidade do exercício este valor pode aumentar ou reduzir, daí a importância de consultar-se com um especialista em nutrição esportiva.

Apesar da importância dos carboidratos para atletas ser comprovada, é importante ficar atento também ao tipo de carboidrato ingerido, a velocidade com que o mesmo é absorvido pelo organismo bem como ao seu índice glicêmico(IG) , que é a velocidade com que o alimento ingerido eleva as  taxas de açúcar no sangue. Sendo assim, os alimentos ingeridos antes do treino devem obedecer um IG de baixo a moderado ( arroz, banana, manga, macarrão, feijão, laranja, cream cracker, maçã, cenoura, alface, tomate entre outros).

No entanto, após o treino ou competição os alimentos com elevado IG (pão, bolos, batata frita, purê de batata, biscoitos tipo waffles) devem ser consumidos durante as duas horas posteriores ao exercício. Os alimentos com baixo IG são recomendados antes dos treinos para que não ocorra uma hiperglicemia  provocada pelo rápido aumento da concentração de glicose sanguínea que pode ocasionar uma consequente hipoglicemia de rebote, enquanto que os alimentos de elevado IG quando consumidos após o treino auxiliam na síntese de glicogênico.

As bebidas utilizadas pelos esportistas antes, durante e após o treino apresentam constantemente carboidratos em sua composição elas são utilizadas não somente para manter a hidratação corporal mas para auxiliar no melhoramento do desempenho físico. A importância dos carboidratos para atletas está em manter a energia necessária para realização completa do exercício, mesmo durante a prática da atividade os carboidratos podem estar presentes na forma de bebidas e o mais importante é saber utilizá-los de forma correta para que os benefícios deste consumo possam ser alcançados.

Alimentos energéticos

Bem, existem 3 grupos principais de alimentos energéticos, são eles: alimentos ricos em hidratos de carbono (carboidratos), que é para o nosso organismo a principal fonte de energia; ricos em proteínas, agindo na formação e até reparação de tecidos; e fontes de minerais e vitaminas, que evitam o envelhecimento celular (por serem anti-oxidantes) e agem também na facilitação da formação de tecidos.

Os alimentos energéticos ou “combustíveis” energéticos, como também são chamados, podem estar presentes na alimentação diária e em suplementos alimentares. Eles são muito importantes para o bom desempenho das funções do organismo. Contudo, são utilizados com frequência, na forma de suplementos alimentares, por jovens e adultos que desejam ter o corpo mais musculoso.

Porém na grande maioria, os adeptos deste tipo de suplementação ignoram a orientação de um profissional de saúde e/ou até seguem uma indicação equivocada de um outro profissional desqualificado, podendo, a partir daí, ser originada várias complicações de saúde para os usuários.

No entanto, atletas que imprimem forças intensas ou competem por um longo período de tempo precisam estocar esses combustíveis energéticos afim de um melhor desempenho. Nestes casos a utilização de uma suplementação alimentar é indicada para que não haja uma deficiência nutricional e acabe comprometendo a boa funcionalidade do organismo.

Os alimentos energéticos devem ser consumidos diariamente, pois já sabemos que são imprescindíveis ao organismo humano, mas a forma e a quantidade que eles são oferecidos ao nosso organismo é que deve ser controlada. Dificilmente a ingestão de alimentos naturais vão produzir efeitos maléficos, ou seja, os alimentos como cereais, arroz, frutas, mandioca, ovos, carnes, leite, verduras, etc. Com atenção e talvez alguma restrição das carnes, ovos, leites e seus derivados.

Associe uma alimentação balanceada com práticas de atividades físicas com regularidade que acarretará em inúmeros benefícios à sua saúde. Você também alcançará músculos perfeitos e bom condicionamento físico, por sua vez, com a saúde e bem-estar.

Então, se você é ou quer ser um atleta, procure um nutricionista para obter maiores informações, passe por uma avaliação médica e em seguida exija um acompanhamento com um profissional de educação física para auxiliar não só no seu desempenho, como também na manutenção da saúde.

Seja consciente e saiba que o quanto for mais rápido o crescimento, maior será a chance de haver a decadência, pois as estruturas corporais não se adaptam com tanta rapidez.

O organismo humano é como uma máquina, e toda máquina que é sobrecarregada para de funcionar.