Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância das vitaminas

Ouvimos constantemente que as vitaminas são essenciais a nossa saúde, mas muitas das vezes não sabemos o papel que esses nutrientes desempenham em nosso organismo. Pensando nisso, disponibilizamos este artigo que fala sobre a real importância das vitaminas para o nosso sistema. As vitaminas são consideradas substâncias orgânicas que estão presentes na grande parte dos alimentos, e devem ser obtidas diariamente através da alimentação. Independente do seu papel na saúde, as vitaminas fazem parte das necessidades fisiológicas do corpo, ou seja, a presença delas no organismo é necessária ao seu funcionamento. Elas participam do metabolismo celular, permitem que os alimentos sejam absorvidos e possibilitam a realização de reações químicas importantes na célula.

Além da importância das vitaminas para o funcionamento normal do organismo, elas também são muito conhecidas pelo papel que desempenham na saúde humana. Além de fortalecerem o sistema imunológico, elas são indispensáveis na prevenção de várias doenças. Muitas vezes a pessoa não tem noção da importância das vitaminas, pois como as vitaminas estão na maioria dos alimentos, acabamos por consumi-las diariamente mesmo que não tenhamos intenção direta de fazermos. No entanto, com a correria do dia dia, a alimentação pode tornar-se deficiente em alguns nutrientes, dessa forma surgem as doenças e rapidamente percebemos a importância das vitaminas na nossa saúde.

Durante toda a vida, o papel das vitaminas é fundamental. Na infância muitas vezes o suplemento de vitamina C ou outras vitaminas pode ser recomendado para fortalecer a saúde da criança e evitar deficiências. A presença das vitaminas na dieta infantil também é fundamental pois elas atuam no crescimento, que é algo muito intenso nessa fase da vida.

Classificação das vitaminas

Existem diversos tipos de vitaminas, elas são divididas em dois grupos: as lipossolúveis e as hidrossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis como o próprio nome já diz, são solúveis em água e portanto facilmente absorvidas e eliminadas, enquanto que as lipossolúveis necessitam da gordura para serem transportadas na corrente sanguínea. É importante lembrar que uma dieta muito pobre em gordura pode prejudicar seriamente a absorção das vitaminas lipossolúveis, muitas pessoas retiram a gordura da dieta para emagrecer e podem acabar prejudicando todo o metabolismo. Por esse e outros motivos, ressalta-se a importância em optar por uma dieta elaborada por um profissional de nutrição.

Carência de vitaminas

Quando as necessidades fisiológicas das vitaminas não são atendidas por meio da alimentação ou suplementação, aparecem os sintomas provenientes da carência de vitaminas. Esses sintomas podem ser diversos e variam de acordo com o tipo de vitamina. A deficiência de vitamina A por exemplo, irá causar problemas na visão, pele, cabelo e no crescimento, já as vitaminas do complexo B irão causar geralmente problemas no metabolismo energético, problemas neurológicos e musculares.

O enfraquecimento do sistema imunológico é um sintoma muito comum na deficiência de vitaminas, isso porque como já foi dito anteriormente, as vitaminas auxiliam a manter o organismo fortalecido e longe de doenças.

Consumo de vitaminas

As vitaminas estão presentes na maioria dos alimentos, no entanto alguns alimentos como frutas, verduras e legumes possuem uma grande quantidade desses nutrientes e quando apresentamos um consumo satisfatório desses alimentos geralmente não há deficiência vitamínica. Incorporar alimentos como frutas, verduras e legumes à dieta, faz parte de hábitos saudáveis que devem ser cultivados e estimulados desde a infância. Muitas pessoas apresentam resistência ao consumo de saladas, no entanto sabe-se que elas são importantes à saúde, dessa forma é importante tentar achar alguns tipos de legumes ou verduras de sua preferência e valorizar esse consumo. As frutas são mais fáceis de serem aceitas, inclusive entre as crianças, por conta do sabor adocicado que apresentam; é importante variar o consumo das frutas para que a oferta de vitaminas também possa ser variada.

A partir desse artigo pode-se observar a importância das vitaminas e consequentemente do consumo de alimentos que sejam fontes delas. Vale lembrar que as vitaminas devem ser obtidas diariamente através da alimentação, os suplementos vitamínicos só poderão ser utilizados com prescrição médica ou nutricional.