Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Hipovitaminose A

As vitaminas são micronutrientes essenciais ao bom desempenho do organismo, através das vitaminas é possível manter o funcionamento saudável do metabolismo bem como realizar diversas funções orgânicas. Muitas pessoas não tem noção da gravidade que a falta de vitaminas pode trazer ao organismo, as consequências são diversas e em casos mais graves pode ocorrer até mesmo a morte. Quando ocorre deficiências vitamínicas, dizemos que ocorreu um quadro de hipovitaminose. No Brasil, a hipovitaminose A é muito comum principalmente entre crianças, e o Estado já busca diversas formas para conseguir combater essa deficiência. Como já falamos, a hipovitaminose pode ser decorrente da deficiência de qualquer vitamina, e as consequências ao organismo irão variar de acordo com o tipo de vitamina que está em déficit.

Funções da vitamina A

Uma das funções mais importantes e conhecidas da vitamina A é o papel que ela desempenha na saúde do globo ocular. A vitamina A é essencial para prevenir uma doença conhecida como cegueira noturna entre outros problemas que possam comprometer a saúde da visão. Essa vitamina também auxilia na manutenção de uma pele saudável. O fortalecimento do sistema imunológico é outra função desempenhada pela presença da vitamina A no organismo, através de um sistema imunológico fortalecido, o indivíduo consegue evitar uma série de doenças e infecções frequentes.

Hipovitaminose A

A vitamina A não é sintetizada pelo organismo humano, dessa forma ela precisa ser adquirida através da alimentação. Muitos alimentos são fontes dessa vitamina, no entanto a hipovitaminose A é considerada um problema de Saúde Pública. A falta de vitamina A compreende uma série de problemas a saúde dos olhos, ao crescimento e desenvolvimento infantil, promove sucessivos quadros de infecções além de alterações na pele e mucosas. A prevalência desse problema no Brasil é considerada alta e alguns estados brasileiros dispõem de suplementos de vitamina A gratuitos para crianças e mulheres que estão amamentando. Outra alternativa encontrada para amenizar o problema, é a fortificação de alguns alimentos com vitamina A.

Diagnóstico da hipovitaminose A

Qualquer profissional da área de saúde pode chegar ao diagnóstico de hipovitaminose A, apesar de apresentar sinais que são comuns a outras doenças. Algumas características são indicadores dessa deficiência, entes elas podemos destacar as manchas de Bitot que são manchas brancas acinzentadas que pode ser encontrada na superfície da conjuntiva e está relacionada com a cegueira noturna, quadro de infecções frequentes também podem ser decorrentes da deficiência de vitamina A bem como a saúde da pele prejudicada.

Causas da deficiência de vitamina A

Consumo insuficiente de alimentos que sejam fontes de vitamina A

Desmame precoce – quando a criança não é amamentada ao seio ou o desmame é feito antes dos seis meses de vida do bebê, pode ocorrer a hipovitaminose A, pois o leite materno é rico em vitamina A de forma suficiente para suprir as necessidades do bebê. Muitas fórmulas infantis utilizadas por crianças que não são amamentadas, contém uma grande quantidade de vitamina A, no entanto a biodisponibilidade dessa vitamina nas fórmulas infantis é muita baixa quando comparada a biodisponibilidade da vitamina A presente no leite materno.

As infecções frequentes podem provocar a deficiência de vitamina A – isso ocorre porque quando o indivíduo está doente, ele não se alimenta corretamente e quando isso ocorre com frequência as reservas de vitaminas e minerais podem ficar comprometidas.

Elevada redução da ingestão de alimentos ricos em gordura – quando o indivíduo não consome alimentos ricos em gordura em quantidade suficiente que atenda suas necessidades nutricionais, ele pode apresentar uma deficiência na absorção de vitaminas lipossolúveis, entre elas a vitamina A.

Considerações finais

Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para evitar possíveis deficiências nutricionais relacionadas a alimentação. Para corrigir as deficiências de vitamina A, o governo disponibiliza em algumas cidades do país, suplementos de vitamina A para crianças abaixo de dois anos e para mulheres que estão amamentando. É importante verificar se a sua região possui esse controle por parte do Estado para prevenir a hipovitaminose A, outra alternativa para driblar esse problema é consumir alimentos fontes de vitamina A além de alimentos ricos em lipídios de forma equilibrada.

 

 

 

 

 

If you liked that, check these...

A vitamina K

Vitamina C

Fibra de maracujá