Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Granola

A granola consiste em um misto de cereais, frutas e açúcar. Por ser um alimento muito delicioso, ela pode ser facilmente incorporado na alimentação diária. A lista de ingredientes da granola pode variar, no entanto a maioria consiste em: trigo, milho, aveia, uvas passas, castanhas, centeio, açúcar entre outros. Por ser um alimento que possui muitos ingredientes saudáveis, ele pode ser considerado um alimento rico em diversos nutrientes que são essenciais a saúde, entre eles: carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

Os carboidratos são nutrientes essenciais à saúde, pois eles fornecem a energia necessária para que o organismo desempenhe bem as suas funções. Os cereais integrais, como a granola, são mais recomendados, pois além de serem fonte de carboidratos, eles também proporcionam o fornecimento das fibras que confere uma sensação de saciedade por mais tempo. Muitas pessoas excluem os carboidratos da alimentação pois eles são famosos por favorecerem o ganho de peso, no entanto eles não devem ser excluídos da dieta, pois o corpo necessita da energia que os carboidratos oferecem. O importante é consumir os carboidratos complexos e os integrais, e evitar os carboidratos refinados como doces e açúcares.

As fibras presente na granola e em outros alimentos devem fazer parte da alimentação diária. Uma dieta saudável deve ser composta pelas fibras, pois elas auxiliam no controle da absorção do açúcar e das gorduras. Por atuar no controle da absorção do açúcar e da gordura, as fibras é uma boa aliada no controle do diabetes e do colesterol. Além disso, o funcionamento do intestino pode ser regulado através da ingestão diária das fibras. Outro papel importante das fibras é que elas proporcionam uma sensação de saciedade por mais tempo, dessa forma eles auxiliam no processo de emagrecimento.

As vitaminas e minerais podem ser encontrados na granola através das frutas e dos outros ingredientes que esse alimento apresenta. A grande maioria dos alimentos apresenta em sua propriedade algum tipo de vitamina e mineral, esses nutrientes são imprescindíveis à vida e devem ser obtidos em pequenas quantidades na alimentação. Eles são responsáveis por evitar doenças, participam de reações orgânicas importantes na célula, equilibram os fluidos corporais entre outras funções. As frutas e vegetais são sem dúvida os alimentos que mais apresentam vitaminas e minerais em sua composição, por isso é importante que esses alimentos sejam ingeridos diariamente.

Considerações finais

A granola é um alimento fácil de ser transportado, por isso pode ser levado em um recipiente para outros locais, podendo ser utilizada como lanche ou acrescentada a vitamina, iogurte, sorvete, açaí, entre outros alimentos. Além de ser um alimento delicioso, a granola é benéfica à saúde, pois é rica em fibras, vitaminas e minerais. É importante priorizarmos alimentos saudáveis em nossa alimentação, pois uma dieta saudável evita diversos problemas de saúde, entre eles a obesidade.