Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Fibra de maracujá

Atualmente as pessoas tem acesso ao conhecimento de vários alimentos que provocam a perda de peso auxiliando o emagrecimento. No entanto, um deles vem se destacando cada vez mais pelos grandes benefícios que traz ao organismo humano: o maracujá que é uma fruta rica em fibra e sua farinha é considerada por especialistas como um bloqueador de gordura no corpo dos seres humanos.

Pesquisa realizada sobre a fibra do maracujá

Segundo pesquisadores da área de nutrição que conduziram um estudo  científico sobre as propriedades benéficas do maracujá, existe uma substância que faz parte da  constituição dessa fruta denominada pectina que  é responsável pela capacidade que foi atribuída ao maracujá de ser um bom emagrecedor. A dinâmica da pectina no organismo humano é a seguinte: quando a substância chega no estômago do individuo, ela  sofre uma transformação e fica com a consistência parecida com a de um gel que não é digerido e que provoca na pessoa a sensação de saciedade fazendo com que ela coma menos e como consequência perca peso.

Outra importante propriedade da pectina descoberta pelos cientistas  é que ela reduz a velocidade da entrada do açúcar na corrente sanguínea da pessoa e quanto mais devagar esse processo ocorrer mais tempo vai demorar até o individuo sentir novamente vontade de comer. Quanto a farinha que é obtida através do maracujá, os estudiosos chegaram a conclusão de que ela é muito rica em fibras o que favorece a uma higienização no organismo humano o livrando das toxinas que são prejudiciais à saúde.

As toxinas quando ficam acumuladas no corpo humano o metabolismo fica desequilibrado em virtude do mal funcionamento dos órgãos que esse acumulo provoca. No entanto, os especialistas ressaltam que, para a pectina poder realizar totalmente sua função de desintoxicar o organismo é necessário que a pessoa ingira uma grande quantidade de água, no mínimo dois litros diariamente.

Principais nutrientes encontrados no maracujá

Os profissionais da área de nutrição informam que a farinha que é obtida através do maracujá  é rica em vários minerais e vitaminas, entre alguns podemos citar: o cálcio que contribui para fortalecer os dentes e sistema esquelético do corpo humano; o ferro que atua na prevenção da anemia aumentando a energia dos indivíduos; o fósforo que age também no fortalecimento dos ossos, oxigenação celular e circulatória e a vitamina B3 também chamada de niacina que age na síntese de hormônios melhorando as paredes do trato digestivo, auxiliando no crescimento infantil e na redução da ansiedade.

O maracujá por todas essas propriedades atua dificultando a absorção das gorduras provenientes dos alimentos ingeridos pelo individuo, em virtude da presença da pectina. A casca do maracujá quando é desidratada  e transformada em farinha possui uma alta quantidade de fibras solúveis na  água, a pectina e fibras insolúveis.

Utilização do maracujá como fonte de benefícios

De acordo com pesquisadores na área de nutrição e nutrologia o maracujá apresenta um valor medicinal pelas propriedades terapêuticas que possui. Geralmente suas folhas são utilizadas para fazer um suco que  é descrito como um calmante ou sedativo natural e as folhas utilizadas em infusões apresentam um efeito diurético no organismo humano. Os especialistas ressaltam que  o maracujá é fonte de vitaminas e minerais e a fruta também deve ser aproveitada em geléias, doces, licores e sorvetes.

A casca do maracujá quando é desidratada e se transforma em farinha, é muito rica em fibras tanto solúveis, a pectina  como as fibras insolúveis em água, atuando no organismo de maneira benéfica, dificultando a absorção de alimentos ricos em carboidratos e em gordura  e contribuindo para perda de peso.

Alguns estudos científicos nessa área apontaram que as fibras encontradas nessa farinha do maracujá são extremamente benéficas para controlar os níveis de colesterol na corrente sanguínea, além de proporcionar uma sensação de saciedade inibindo a vontade de comer muito, contribuindo para equilibrar a função intestinal e emagrecimento em pessoas que estão acima do peso.

Os profissionais orientam a utilização da fibra do maracujá misturada nas principais refeições do dia ou em sucos e no leite. Apesar de alguns estudos apontarem para uma melhora que essa farinha provoca no diabetes é importante ressaltar que a propriedade da fibra é controlar a absorção da glicose pelo organismo e não cura essa doença, que deve ser acompanhada por um especialista.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Vitaminas

Carboidratos

Vitamina B1