Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Efeitos dos carboidratos no organismo

Os carboidratos são macronutrientes importantes no metabolismo humano, eles estão presentes em um grande variedade de alimentos e fornecem energia necessária ao funcionamento do corpo. Apesar de serem estocados sob a forma de glicogênio, sua ingestão diária é necessária para que  os níveis de glicose sanguínea sejam sempre estabelecidos. Neste artigo vamos discutir um pouco sobre os efeitos dos carboidratos no organismo, além de ressaltar a importância desse nutriente para a saúde.

Os carboidratos são considerados vilões em várias dietas de emagrecimento e portanto algumas pessoas preferem excluir ou reduzir bastante o consumo de alimentos que são fontes desse nutriente. Entretanto, vamos destacar também nesse artigo a importância de não excluir o carboidrato da dieta.

Efeitos dos carboidratos no organismo

O carboidrato é a energia principal que o corpo utiliza. A ingestão de carboidratos deve ocorrer ao longo do dia, de acordo com as necessidades do indivíduo, ou seja, uma pessoa mais ativa deverá consumir mais alimentos fontes de carboidratos do que uma pessoa sedentária. Apesar de serem estocados, a quantidade de glicogênio hepático não é suficiente para manter o funcionamento adequado do organismo, por isso o consumo de carboidrato deve ser fracionado entre as refeições. O cérebro é um órgão vital que utiliza glicose derivada do carboidrato como fonte de energia, na ausência de glicose o organismo irá utilizar corpos cetônicos que em excesso são prejudiciais ao organismo.

Outro efeito positivo dos carboidratos no organismo é que a grande parte desses alimentos apresentam versões integrais que contém carboidratos que não são digeríveis pelo organismo humano por falta de enzimas específicas, dessa forma os carboidratos integrais auxiliam no funcionamento correto do intestino, combatendo a constipação e outros problemas associados ao mal funcionamento intestinal.

A presença dos carboidratos no organismo irá determinar como os outros macronutrientes serão utilizados. Por exemplo, na ausência de carboidratos, o organismo passa a oxidar gordura, que forma os corpos cetônicos através do acetil CoA produzido pela oxidação do lipídio. Durante o período de jejum ou em dietas pobres em carboidratos, os corpos cetônicos serão utilizados como fonte de energia por órgãos como cérebro e coração, entretanto os corpos cetônicos em excesso causam problemas ao organismo que podem até mesmo levar a morte.

Assim como as gorduras, o destino das proteínas no organismo também fica comprometido na ausência de carboidratos. As proteínas desempenham funções importantes no corpo como a reparação tecidual e muscular, entretanto na ausência de carboidratos elas passam a ser utilizadas para produzir energia e consequentemente as funções desempenhadas pelas proteínas ficam comprometidas. A ingestão de carboidratos é necessária para que as proteínas possam ser poupadas e utilizadas na formação de novos tecidos.

Consequências de uma dieta pobre em carboidratos

Uma dieta que apresenta deficiência de carboidrato altera todo o metabolismo do indivíduo que passa a utilizar outros compostos como fonte de energia, desviando esses nutrientes da sua real função na via metabólica. Outra situação que se pode observar na ausência de carboidratos é a diminuição da disposição de indivíduos ativos, cefaleia, mau humor e halitose (decorrente da produção dos corpos cetônicos).

Já quanto a presença dos corpos cetônicos formados pelo organismo na ausência de carboidratos, pode-se notar que as concentrações  elevadas de corpos cetônicos no sangue e na urina não indicam um bom estado de saúde, além disso essas concentrações elevadas de corpos cetônicos podem levar a acidose metabólica que é a redução do PH do organismo; e em casos mais graves  a acidose pode levar ao coma ou a morte.

Considerações finais

Uma dieta saudável deve conter todos os tipos de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. O que determina o ganho de peso é a quantidade e a qualidade dos alimentos que consumimos e não somente o consumo de alimentos fontes de carboidratos. Qualquer nutriente, vitamina ou mineral que for excluído da alimentação irá causar alterações indesejáveis no organismo a longo prazo.

Os efeitos dos carboidratos no organismo permitem comprovar a importância desse nutriente na saúde e na manutenção da qualidade de vida. É importante que a qualidade no consumo desses carboidratos seja preservada, para que o indivíduo venha além de obter energia, adquirir outros benefícios que podem ser conquistados através do consumo de carboidratos integrais, por exemplo. Nas refeições matinais a presença dos carboidratos é essencial para que o indivíduo possa começar o dia bem disposto e com bastante energia, ao longo do dia os carboidratos também são importantes e devem ser consumidos em quantidades que atendam as necessidades de cada organismo.