Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Cuidados com o consumo de sal

Muitas pessoas sem saberem ao certo explicar o motivo adoram uma comida salgada. Esse hábito já preocupa diversas associções e entidades que realizam campanhas que visam diminuir o consumo de sal na população. Essa preocupação que o excesso de sal na dieta causa não é em vão, os impactos na saúde provocados por esse hábito são inúmeros e negativos.

A pressão arterial é uma das mais afetadas pelo excesso de sódio no organismo, hoje a hipertensão arterial é considerada um problema de saúde pública. Outras patologias também associam-se a esse consumo. Diante de tantos malefícios proporcionados pelo alto consumo de sódio, como diminuir a ingestão de sal?

Cuidados com o consumo de sal

  • Retire o saleiro da mesa. Acrescentar sal aos alimentos já prontos deve ser evitado
  • Evite embutidos (salsicha, mortadela, presunto), enlatados, conservas e alimentos industrializados. Muitas pessoas desconhecem a elevada  quantidade de sódio que estes alimentos apresentam, prefira frutas, verduras e alimentos naturais
  • Evite colocar muito sal no preparo dos alimentos, adicione outros temperos naturais para garantir sabor aos alimentos
  • Evite consumir queijos que apresentam elevada quantidade de sal, prefira os queijos sem sal ou ricota
  • Prefira produtos como pão, margarina, manteiga e outros sem sal ou com baixo teor de sódio
  • Os salgadinhos utilizados para aperitivo devem ser evitados ou consumidos com moderação

Os cuidados com o consumo de sal devem ser mais respeitados por indivíduos que apresentem hipertensão, problemas renais e do coração. As pessoas que não apresentam nenhum desses problemas deve evitar também os produtos com alta concentração de sal para que não venha desenvolver nenhuma patologia relacionada ao excesso desse mineral.

É evidente que o sal torna a comida mais saborosa, no entanto devemos nos preocupar com tudo o que ingerimos e no impacto que a nossa alimentação causa na saúde. Com a redução do consumo de sal podemos previnir o câncer de estômago, controlar o funcionamento dos rins, reduzir a retenção de líquidos e promover o equilíbrio da pressão arterial.