Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Consumo de frutas para auxiliar na perda de peso

As frutas são alimentos indispensáveis em uma dieta saudável. Elas oferecem uma quantidade importante de vitaminas e minerais que vão variar de acordo com sua espécie. Algumas frutas são mais calóricas, outras possuem uma quantidade de fibras mais elevada, no entanto não se pode negar que elas são alimentos saudáveis que ajudam a manter a forma. Recomenda-se de três a cinco porções de frutas por dia para obter a quantidade de nutrientes ideais que provém desses alimentos.

Entre todos os tipos de alimentos disponíveis por que será que as frutas são escolhidas para auxiliar na perda de peso?

Além de serem saborosas, as frutas oferecem energia imediata ao organismo, por isso são caracterizadas como fonte de carboidratos simples. Os carboidratos são essenciais  para garantir a energia necessária ao funcionamento correto do organismo. Outro aspecto importante que contribui para que as frutas auxiliem na perda de peso é que elas são fontes de fibras, dessa forma contribuem para a sensação de saciedade no indivíduo. As fibras também são importantes aliadas no funcionamento regular do intestino, sendo assim as fibras presentes nas frutas, evitam o acúmulo de toxinas. Por esses e outros motivos, é que as frutas são escolhidas para auxiliar na perda de peso.

Vale ressaltar que mesmo quando o indivíduo não visa a perda de peso, as frutas são alimentos indispensáveis na dieta diária. Por serem alimentos em sua maioria hipocalóricos, o consumo de frutas apresenta bons resultados para a perda de peso. O consumo desses alimentos é um bom aliado para um emagrecimento rápido, com um plano alimentar que apresenta bastante frutas e legumes, o indivíduo consegue reduzir bastante o número de calorias ingeridas durante o dia. Outro ponto positivo do consumo de frutas para a perda de peso, é que esses alimentos apresentam uma grande variedade, o que evita que o indivíduo consuma sempre os mesmos alimentos.

Variedade alimentar

Sem dúvida é importante destacar que uma dieta não deve ser composta por um único grupo de alimento mesmo que este seja saudável. Não é recomendado ingerir somente frutas já que elas são saudáveis e emagrece. Nosso corpo necessita de uma série de nutrientes que só podem ser fornecidos ao organismo através da variedade alimentar, por isso é importante consumirmos todos os grupos de alimentos. As proteínas podem ser fornecidas ao nosso organismo através das carnes, do leite e derivados, das leguminosas (feijão, soja); as proteínas são importantes em diversos processos metabólicos no organismo, vale lembrar que esse nutriente não pode ser estocado, por isso é importante que a oferta de proteínas ao organismo seja diária.

O carboidrato é um macronutriente essencial e que pode ser fornecido através do pão, arroz, macarrão, bolo, além das frutas e legumes. Esses alimentos podem ser importantes fontes de fibras quando estão em sua versão integral, portanto o consumo de carboidratos integrais devem ser incentivados. Os legumes desempenham papéis semelhantes ao das frutas no organismo, sendo que esses alimentos podem ser ainda menos calóricos que as frutas, dessa forma os legumes também são bons aliados na perda de peso.

É importante lembrar que muitas pessoas quando desejam emagrecer não consomem alimentos que sejam fontes de gorduras. No entanto, as gorduras são importantes para o metabolismo além de serem responsáveis pelo transporte de vitaminas lipossolúveis. É importante optarmos pela ingestão das gorduras consideradas boas, elas estão presentes no salmão, no azeite de oliva e nos óleos vegetais. As gorduras que proporcionam o aumento do colesterol ruim devem ser evitadas, elas estão presentes nas frituras, produtos de panificação, biscoitos recheados, salgadinhos entre outros.

Considerações finais

As frutas são importantes para auxiliar na perda de peso, pois possuem poucas calorias, uma grande quantidade de vitaminas e minerais que deixa o sistema imunológico fortalecido e ainda apresenta uma grande quantidade de fibras que contribuem para a saciedade. No entanto, por mais que um alimento seja saudável, ele não pode fornecer todos os nutrientes necessários ao organismo isoladamente. Por isso, faz-se necessário que todos os grupos de alimentos sejam contemplados em uma dieta saudável.